Dizem que a idade é um posto e Nuno Marçal, jogador do MaiaBasket (penúltimo classificado), volta a justificar esta ‘velha’ máxima. Aos 41 anos, o antigo internacional português é o MVP da Liga Placard ao final da primeira volta.
O extremo/poste maiato, dono de um palmarés invejável na modalidade, terminou as primeiras 11 jornadas da Liga não só como MVP da prova (304.5 de valorização, com média de 27,7 por jogo), como foi o jogador com mais pontos marcados: 248 (média de 22,5). E caminha para repetir o feito alcançado em 1998/99 (então no FC Porto) e 2014/15 (MaiaBasket) quando se sagrou MVP da Liga.
"É bom a nível pessoal, mas o objetivo principal continua a ser ajudar o MaiaBasket. A idade está no BI, uma vez que na minha cabeça sinto-me bem. É esta a mensagem que transmito aos mais jovens. Só estando bem se pode estar no basquetebol. O segredo é manter a felicidade em fazer o que se gosta", disse-nos ontem Marçal.
Admirador confesso da antiga estrela dos San Antonio Spurs, Tim Duncan, Nuno Marçal, face à sua idade, é apelidado pelos colegas como o ‘Tim Duncan de Portugal’. "É um jogador com o qual me identifico. A imagem que tenho dele é de um atleta de grande caráter e de um enorme profissionalismo. Compararem-me ao Tim Duncan é para mim um grande elogio", confessa o extremo/poste, que não pensa ainda no dia da despedida. "Jogo até me sentir bem. Poderei estar mais três ou quatro anos, se não houver qualquer impedimento de ordem física."
Mas o antigo internacional português não conta afastar-se do basquetebol quando deixar de jogar. "Ficar ligado à modalidade é uma possibilidade muito forte. Ainda não pensei muito nisso, mas é uma hipótese", concluiu o jogador que, entre outros títulos, soma quatro campeonatos e seis Taças de Portugal, pelo FC Porto.
Leões ultrapassam Imortal em Albufeira
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Internacional português tem estado em evidência esta temporada, tendo sido sempre titular
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo