A Seleção Nacional venceu esta sexta-feira a Islândia, por 83-79, no seu primeiro jogo do Torneio Internacional de Braga, que serve de preparação para a fase final do EuroBasket, que arranca no próximo dia 27.
Com Neemias Queta a ter limitação de utilização imposta pela NBA, o poste dos Boston Celtics deixou a sua marca nos 14.13 minutos em campo: terminou com 12 pontos, 6 ressaltos e 1 desarme de lançamento. Quem teve igualmente em grande plano foi Travante Williams, eleito o MVP, com 21 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência e 6 roubos de bola.
O selecionador Mário Gomes apostou no cinco inicial composto por Diogo Ventura, Diogo Brito, Travante Williams, Daniel Relvão e Miguel Queiroz, tendo visto a Islândia entrar melhor na partida realizada no Forum Braga. Neemias estreou-se na partida a quatro minutos do final do primeiro quarto, mas não impediu que os islandeses terminassem o primeiro parcial na frente (20-22).
No segundo quarto, Francisco Amarante empatou (22-22) mas a eficácia dos lançamentos de três pontos dos visitantes fazia grande diferença: ao intervalo, a Islândia liderava por 45-42, muito devido aos sete triplos convertidos.
No terceiro período, Neemias Queta realizou mais uns minutos em campo e deixou a Seleção na frente do marcador, por 60-52. À entrada do derradeiro quarto, a formação lusa ganhava por 66-61. No quarto parcial, a Islândia aproveitou a ausência de Neemias e passou para a frente aos 69-68. Mas o primeiro português a jogar na NBA entrou nos derradeiros 2.47 minutos e contribuiu para o triunfo lusitano.
Neste sábado, Portugal volta a entrar em ação em Braga, agora diante da Suécia (18h00).
Leões vão jogar no Grupo M com os dois primeiros da série a transitarem para os quartos de final da competição europeia
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Nova competição ganha forma; em outubro, Tomás Barroso admitiu que o Benfica "estava posicionado" e atento às negociações entre FIBA e NBA
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011