A seleção portuguesa de basquetebol escalou nove lugares, instalando-se no 'top 50', no 47.º posto, depois de ter atingido os oitavos de final do Campeonato da Europa, que terminou no domingo.
Em 28 de março, Portugal seguia no 56.º lugar e, ao chegar à fase a eliminar da competição continental, deixou para trás na tabela Hungria, Cabo Verde, Tunísia, Bahamas, Bulgária, Nigéria, Países Baixos, Colômbia e Coreia do Sul.
A formação das 'quinas' está, assim, na melhor classificação desde o final de 2012, quando ocupava o 44.º posto.
Os Estados Unidos, detentores do título olímpico, lideram a tabela, agora secundados pela Alemanha, que arrebatou o Eurobasket2025 e subiu do terceiro para o segundo lugar, ultrapassando a Sérvia, agora terceira, após cair nos 'oitavos'.
França, Canadá, Austrália, Espanha, Argentina, Lituânia e Brasil completam o top 10, no qual entraram os brasileiros, por troca com a Letónia.
No Eurobasket2025, Portugal chegou aos oitavos de final, nos quais foi eliminado pela campeã mundial em título Alemanha, que venceu por 85-58, num jogo que só liderava por um (52-51) ao fim de três períodos. Acabou por conquistar o título.
O conjunto comandado por Mário Gomes concluiu a prova na 15.ª posição, entre 24 equipas, com duas vitórias e seis derrotas.
A formação das 'quinas' repetiu, assim, a classificação da estreia, em 1951, numa edição em que caiu na fase de grupos, 'perdendo' apenas para o nono posto de 2007. Na última presença, em 2011, tinha sido 21.ª, com cinco derrotas em cinco jogos.
Em Riga, onde disputou toda a competição, Portugal bateu a República Checa (62-50) a abrir e a Estónia (68-65) a fechar a fase de grupos, no jogo que selou os 'oitavos', e, pelo meio, perdeu com Sérvia (69-80), Turquia (54-95) e Letónia (62-78).
Por LusaLinces ocupam agora o 47.º posto
Adjunto de Luís Magalhães acredita que os leões estão melhores para a nova época
Treinador do Benfica elogia concorrência, na procura pelo pentacampeonato
Base do Sporting prevê uma equipa leonina em grande na temporada que está quase a começar
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão