Nuno Markl alerta para insultos racistas a Neemias e atira: «Nunca ouvi 'volta para a Áustria'...»

Humorista faz longa reflexão sobre comentários que têm sido dirigidos à estrela da Seleção Nacional de Basquetebol

Neemias Queta tem estado em grande destaque no Eurobasket
Neemias Queta tem estado em grande destaque no Eurobasket • Foto: FIBA

Nuno Markl denunciou e condenou os comentários racistas de que Neemias Queta tem sido alvo nas redes sociais. Na sua página de Instagram, o humorista e radialista destaca que partilha com a estrela da Seleção Nacional de Basquetebol o "nome invulgar" -  "O apelido dele, Barbosa, é, por acaso, bastante mais português do que o meu apelido austríaco, Markl -, mas só o craque da NBA "leva os insultos todos".

"Tendo em conta que, em 54 anos de vida, o cidadão português Nuno Markl nunca ouviu 'austríacos devem viver na Áustria', ou 'volta para a Áustria, que o teu orgulho é austríaco, não é português', nem nunca viu questionada a sua nacionalidade, apesar do sangue austríaco que lhe corre nas veias (entre sangues de outras nacionalidades), parece-me claro que é apenas a cor da pele que dita o ódio que o cidadão português Neemias Queta recebe, possivelmente vindo de malta que até começa frases com 'eu não sou racista mas'", pode ler-se na publicação de Markl.

Recorde-se que Neemias Queta - "desportista em que todos deveríamos ter orgulho", como destaca o também apresentador de TV - tem estado em grande destaque no Eurobasket - já , ao chegar aos 75 na atual edição. Portugal defronta amanhã a Alemanha nos oitavos de final (13H15).

Leia a mensagem na íntegra:

"O basquetebolista Neemias Queta e eu temos algumas coisas em comum - e não, não é o talento para o desporto. Somos ambos do signo caranguejo, somos ambos portugueses e ambos temos nomes invulgares. O apelido dele - Barbosa - é, por acaso, bastante mais português do que o meu apelido austríaco - Markl. E, no entanto, este desportista em que todos deveríamos ter orgulho, é, de nós dois, o que anda a levar com os insultos todos. A GAC - Vamos Criminalizar o Racismo fez um levantamento de alguns: “Africanos devem viver em África”; “Volte para África que o seu orgulho é africano e não português”; “português nunca foi”.

O cidadão português Neemias Queta Barbosa nasceu a 13 de Julho de 1999, no Barreiro, Portugal. O cidadão português Nuno Markl nasceu a 21 de Julho de 1971, em São Domingos de Benfica, Portugal. Tendo em conta que, em 54 anos de vida, o cidadão português Nuno Markl nunca ouviu “austríacos devem viver na Áustria”, ou “volta para a Áustria, que o teu orgulho é austríaco, não é português”, nem nunca viu questionada a sua nacionalidade, apesar do sangue austríaco que lhe corre nas veias (entre sangues de outras nacionalidades), parece-me claro que é apenas a cor da pele que dita o ódio que o cidadão português Neemias Queta recebe, possivelmente vindo de malta que até começa frases com “eu não sou racista mas”.

Por Record
15
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Basquetebol Notícias
Notícias Mais Vistas