A Alemanha é o primeiro finalista desta edição do EuroBasket. Os atuais campeões mundiais derrotaram a Finlândia, equipa sensação da prova, por 98-86, e aguardam agora pelo vencedor da outra meia-final, o Turquia-Grécia. Os germânicos estão de volta ao derradeiro encontro do campeonato europeu de seleções 20 anos depois da última presença - em 2005 caíram na final diante dos gregos - e procuram repetir o único título, alcançado em 1993. Para os finlandeses, resta o jogo do 3.º/4.º lugar, sendo certo que esta é já a sua melhor classificação de sempre.
A Finlândia voltou a mostrar por que motivo foi uma constante surpresa na competição, onde bateu o pé à Sérvia nos oitavos de final. É que ao contrário do duelo da fase de grupos com os germânicos (derrota clara por 61-91), desta feita o equilíbrio foi a nota dominante e a formação de Alex Mumbrú só selou a vitória no último quarto, com um parcial de 17-13.
Dennis Schröder, com 26 pontos e 12 assistências (o máximo numa meia-final nos últimos 30 anos), foi o MVP do encontro, bem secundado por Franz Wagner (22 pontos e 5 ressaltos). Do lado finlandês, destacou-se Olivier Nkamhoua (21 pontos e 8 ressaltos), numa jornada de menor inspiração para a estrela Lauri Markkanen (16 pontos e 8 ressaltos).
Por João Socorro ViegasTriunfo dos germânicos por 88-83 no derradeiro encontro
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Campeã mundial segue em frente na prova europeia
Poste com triplo-duplo na vitória sobre a Polónia
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Amor pelo veículo da marca italiana é tão grande que tem automóvel tatuado nas costas