A Estónia dominou hoje a República Checa (89-75), no primeiro encontro da terceira jornada do Grupo A do EuroBasket'2025, em Riga, mostrando ser candidata ao apuramento para os oitavos de final.
Depois da derrota a abrir por 34 pontos (64-98) face à Sérvia, os estónios só perderam por dois (70-72) com a coanfitriã Letónia, num jogo que só não ganharam porque, entre o terceiro e o quarto período, estiveram mais de 10 minutos sem marcar qualquer ponto, e, um dia depois, responderam com brilhantismo face aos checos.
A jogar em 'casa', num pavilhão lotado e completamente 'vestido' de azul, ambiente similar ao que Portugal vai apanhar na quarta-feira, a Estónia acabou o primeiro quarto na frente (23-19) e ao intervalo já vencia por 18 pontos (54-36).
No terceiro período, a diferença chegou aos 29 pontos (71-42) e era ainda de 23 (77-54) no final, com os últimos 10 minutos a serem de festa total para os estónios, apesar do parcial claramente negativo (12-21).
Kristian Kullamae, com 16 pontos, sete ressaltos e sete assistências, liderou os estónios, secundado por Henri Drell, com 15 pontos, e Janari Joesaar, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.
Com este resultado, a Estónia, que perdeu por lesão Siim-Sander Vene, tem um triunfo, como Portugal e a Letónia, que jogam ainda hoje, face às 100% vitoriosa Turquia e Sérvia, respetivamente.
A formação das 'quinas' venceu a República Checa a abrir (62-50), antes de perder com a Sérvia (69-80), enquanto a Letónia estreou-se a perder, com a Turquia (73-93), e depois superou os letões (72-70), num embate 'eletrizante'.
Na segunda-feira, Portugal 'mede forças' com a Letónia, pelas 18:00 locais (16:00 em Lisboa), e, na quarta-feira, na quinta e última jornada do Grupo A, defronta a Estónia, pelas 14:45 (12:45), num embate que tudo pode decidir.
Os quatro primeiros classificados dos quatro grupos da primeira fase qualificam-se para os oitavos de final, sendo que, em caso de igualdade pontual, é o confronto direto a decidir.
Por LusaPoste português precisará de outra fase final de um EuroBasket para superar João Santos
Capitão de Portugal enaltece campanha no Eurobasket
Selecionador nacional lamenta que as reservas tenham acabado ao final de três quartos
Craque português assume que este torneio ajudará na evolução
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995