Capitão da Seleção Nacional neste Eurobasket, Miguel Queiroz sai do torneio com o sentimento de dever cumprido, apesar da derrota por 85-58 diante da Alemanha. Um adversário que o líder português lembra ser o campeão do Mundo.
"Antes de mais reforçar que estamos a jogar contra a campeã do mundo. Sabíamos que era um jogo muito complicado, mostrámos que estamos mais crescidos, que temos mais qualidade. Acho que falta ao basquetebol português acreditar que podemos estar a este nível e ser mais consistentes sempre, não é só às vezes.
Sabendo que nunca podemos, temos de estar sempre no nosso melhor. Enquanto, por exemplo, a Alemanha pode-se permitir, ou as outras equipas podem-se permitir, a ter um dia mau, nós não nos podemos permitir a isso, nem sequer um período mau. Nota-se, hoje, temos três períodos, na minha opinião, muito bons, em que conseguimos competir contra a melhor do mundo. A partir do momento que as pernas se vão, e começam erro atrás de erro, é muito difícil competir contra este tipo de equipas.
Mas acho que tirámos coisas muito positivas deste Eurobasket. Ganhámos dois jogos, passámos aos 'oitavos', perdemos, na minha opinião, contra o top 3, os jogos perdemos contra o top 3 e a equipa da casa, ou seja, Sérvia, Turquia, Alemanha, campeã do mundo, e equipa da casa.
Portanto, estou muito orgulhoso, estou triste porque acaba hoje o nosso sonho, mas muito orgulhoso por o que esta equipa fez.
Eu acredito que metemos, como se costuma dizer, a Alemanha em sentido. Mas nós sabemos que contra este tipo de equipas, temos dois erros seguidos e pesam muito. E foi o que realmente aconteceu, temos três períodos muito bons, depois começamos o quarto fisicamente já desgastados, digo eu, e pronto, os erros consecutivos pesam muito nestas andanças e não conseguimos dar a volta depois ao resultado.
Eu acredito que Portugal tem qualidade. Acho que este é o nosso sítio e acredito mesmo nisto que estou a dizer, atenção. Acho que a qualidade que nós temos é para andar aqui, temos é que ser muito mais consistentes e não pode ser só às vezes. Temos que dar sempre o nosso melhor, sabendo, como eu já disse antes, que o nosso 70% não chega, tem que ser o nosso melhor, porque não somos melhores que ninguém, mas também, se dermos o nosso melhor, somos melhores que muita gente, queremos acreditar assim.
Portanto, ser mais consistentes, temos qualidade, mas ser mais consistentes".
Capitão de Portugal enaltece campanha no Eurobasket
Selecionador nacional lamenta que as reservas tenham acabado ao final de três quartos
Craque português assume que este torneio ajudará na evolução
Derrota por 85-58 nos oitavos de final, num resultado enganador face ao enorme desempenho português durante os primeiros 3 quartos. Surpresa chegou a pairar no ar
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque