Michael Jordan tem sido uma voz ativa contra o racismo nos Estados Unidos e, na história recente, tem feito críticas ao presidente Donald Trump. Mas noutros tempos a lenda do basquetebol raramente falou sobre política. E quando o fez... deu polémica.
No documentário 'The Last Dance', a lenda dos Chicago Bulls lembrou um dos episódios de bastidores mais comentados, quando em 1990 não quis apoiar Harvey Gantt, um político afro-americano democrata, que concorria ao Senado da Carolina do Norte. Mas pior do que isso foi mesmo a justificação
"Meter-me em política? Não, obrigado: os republicanos também compram sapatilhas", referiu o ex-jogador da NBA, em alusão à sua marca de calçado desportivo.
Jordan foi criticado por, alegadamente, meter o seu negócio pessoal à frente da política. Agora, o antigo basquetebolista esclarece. "Não tenho nada a corrigir. Foi uma piada que fiz com Scottie Pippen e Horace Grant numa viagem de autocarro. Falei sem pensar. A minha mãe disse-me que me tinham pedido para participar na campanha de Gantt e eu disse-lhe que não queria falar por um homem que não conhecia, mas que enviaria o meu contributo para a campanha", referiu no documentário.
Harvey Gannt perdeu as eleições para o republicano Jesse Helms, tendo garantido apenas 47% dos votos, mas não ficou com rancor de Jordan. "Suponho que, se estava a construir a sua marca, não queria fazer isso. Se fosse agora, com mais de cinquenta anos e tudo o que conquistou, esperar-se-ia mais. De qualquer das formas, não pensei muito nisso", disse, à revista 'Time'.
Por Rafael SoaresToronto Raptors levaram a melhor num duelo de pré-temporada (107-105)
14 mil pessoas assistiram ao encontro entre Brooklyn Nets e os Phoenix Suns
Lesão afasta astro do primeiro jogo dos LA Lakers
Craque dos LA Lakers gerou um enorme entusiasmo por causa da sua publicação de ontem
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos