_
Charles Barkley, nome histórico da NBA, comentou a mais recente polémica com Ja Morant, em que o norte-americano foi suspenso de todas as atividades dos Memphis Grizzlies horas após mostrar, pela segunda vez em poucos meses, uma arma numa 'live' no Instagram. Para Barkley, o jovem de 23 anos precisa de amadurecer.
"Temos alguns idiotas a falarem sobre ele [Ja Morant] em televisão que me irritam, a dizerem que ele não quebrou regras, que não fez nada de errado e que é legal andar armado. São uns tremendos idiotas", começou por criticar à NBA TV.
E prosseguiu: "Quando fazes 100 milhões de dólares por ano a praticar um desporto, a tua vida muda. Há certas regras e regulamentos que precisas de seguir, não podes fazer coisas estúpidas. Tens de fazer essa troca. Se queres fazer essas coisas todas e devolver todo o dinheiro, certo, podes fazê-lo. 'Sabem que mais? É isso mesmo que quero, quero mostrar a minha arma, fazer vídeos e tudo isso'. Tudo certo. Mas não podes fazer dinheiro na NBA enquanto fazes este tipo de coisas".
Barkley falou ainda sobre a situação privilegiada em que Ja Morant se encontra, frisando mesmo que "há pessoas que matariam" para estar no seu lugar. "Só queria que ele amadurecesse. Não é um bandido, não é um criminoso nem um vigarista. É uma pessoa que ganha 200 milhões de dólares para jogar basquetebol, ganhou a lotaria. Há pessoas que trabalham oito ou nove horas por dia para ganhar 25 mil por ano. Essas pessoas matariam para poderem estar no lugar dele. Chega a uma altura em que tem de se olhar ao espelho e pensar: 'Talvez seja eu o problema...'. É uma desilusão. É um grande jogador, mas ter sido parvo há uns meses e voltar a ser parvo agora... O meu guarda-costas uma vez disse-me: 'Se tiveres de tocar numa arma é para matar alguém'...", rematou.
Português conseguiu ainda oito ressaltos, todos defensivos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Segundos classificados do Este fazem troca com Chicago Bulls a dois dias do fecho do mercado na liga norte-americana
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME