1/2
A NBA é conhecida não só pelos seus jogadores mais técnicos e rápidos, como também por jogadores possantes e dominantes. Na lista destes últimos destacaram-se nomes como Charles Barkley e Shaquille O’neal. Porém, apesar da sua estatura elevada e porte 'possante', nenhum deles se chegou a comparar a John Sam Williams no que ao peso diz respeito.
A lista de desportistas que se descuida com a forma física não é assim tão curta, mas na NBA apenas John Sam Williams foi o único jogador da história da liga a ser suspenso por uma temporada inteira devido a problemas de excesso de peso.
O jogador conhecido pela alcunha ‘Hot Plate’ emergiu na faculdade de Louisiana State como um dos basquetebolistas com maior potencial do país. Na universidade teve médias de 15,8 pontos, 7,6 ressaltos e 3,1 assistências, números que lhe valeram a 12ª posição do draft de 1986, tendo sido escolhido pelos então Washington Bullets.
O ala-pivot tinha tudo para triunfar, mas a chegada à principal liga de basquetebol do mundo surgiu num momento de depressão do jogador. As mortes de familiares e amigos de infância fizeram com que se refugiasse na comida e, consequentemente, o peso do jogador começasse a aumentar. Apesar disto, no início da carreira na NBA, o jogador manteve bons desempenhos e no quarto ano foi selecionado para o ‘All-Star Game’.
Nessa mesma temporada Williams rompeu ligamentos do joelho e ficou sem jogar durante vários meses. Aquela que já era uma depressão grave, acentuou-se devido à lesão e o problema com a comida tornou-se claro.
Quando voltou aos treinos nos Washington Bullets, Williams tinha cerca de 127 quilos. Apesar dos incentivos monetários que a franquia ofereceu ao jogador para motivá-lo a emagrecer, o basquetebolista não conseguiu perder esse peso. Pelo contrário, na temporada de 90-91 aumentou para os 137 quilos, algo que fez com que a equipa tomasse uma medida única na história da NBA: Williams foi o primeiro jogador suspenso por uma temporada inteira devido ao excesso de peso.
Ao não conseguir perder o peso necessário, Williams transferiu-se para os Clippers e mais tarde para os Pacers, onde disputou as últimas 34 partidas da carreira na NBA. Aquele que era um dos jogadores com maior potencial do final dos anos 80 acabou por entrar para a história da liga, mas não pelos motivos que desejaria...
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Português em grande destaque (19 pontos e 18 ressaltos) mas não evitou desaire em Minnesota
Poste português foi titular, mas jogou menos de seis minutos
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões