Gregg Popovich, treinador dos San Antonio Spurs, arrasou Donald Trump numa entrevista a propósito da reação do presidente dos Estados Unidos sobre os protestos que surgiram após a morte de George Floyd às mãos da polícia.
"O que me surpreende é que vemos esta violência e racismo policial, já o vimos antes, e nada muda", considerou o técnico, que não isenta Trump - a quem já chamou "idiota demente" - de culpas. "Sem liderança e sem a compreensão da raiz do problema, nunca haverá mudanças. Os norte-americanos brancos sempre evitaram este problema porque tem sido um privilégio evitá-lo."
E prosseguiu sobre o presidente: "É incrível. Se tivesse um cérebro, inclusivamente se fosse apenas 99% cínico, sairia e diria algo para unir as pessoas. Mas ele não quer saber da união das pessoas. Inclusivamente agora, está transtornado. Preocupa-se apenas com ele. Com o que o beneficia pessoalmente. Nunca se preocupa com o bem maior."
A solução é, segundo Popovich, simples. "É óbvio o que há a fazer. Precisamos de um presidente que saia e que diga simplesmente que 'Black Lives Matter' [Vidas Negras Importam]. Que diga apenas estas palavras. Mas ele não o fará. Não pode porque é mais importante para ele agradar a um pequeno grupo de seguidores que validam a sua loucura. Isto é mais do que Trump, o sistema tem de mudar. Farei de tudo para ajudar porque isso é o que fazem os líderes. Ele não pode fazer nada para nos levar por um caminho positivo porque não é um líder."
O técnico considerou ainda Trump "um idiota". "Ele não se limita a dividir, é um destruidor. Estar na sua presença faz-te morrer porque ele comer-te-á vivo para os seus próprios fins. Horroriza-me o facto de termos um líder que não pode dizer 'Black Lives Matter'. Por isso esconde-se no sótão da Casa Branca. É um cobarde. Acho que o melhor é ignorá-lo. Não há nada que ele possa fazer para melhorar a situação e isso deve-se a quem ele é: um idiota transtornado."
Astro do basquetebol norte-americano revisita memórias na NBC
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Foi necessário dois prolongamentos
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Coluna do treinador