_
Juan Ayuso quebrou esta terça-feira o silêncio sobre a saída da UAE Emirates anunciada ontem.
"Não concordo com o comunicado da equipa. Foi divulgado ontem às 19h e fui avisado meia hora antes, quando jornalistas com quem tenho uma boa relação já me tinham dito à hora do almoço que seria emitido um comunicado. Tínhamos acordado que seria divulgado publicamente quando terminasse a Vuelta, para não afetar o desempenho da equipa. O facto de ter sido divulgado ontem é algo que têm de lhes perguntar", começou por referir o ciclista espanhol à rádio Cope.
Juan Ayuso falou depois sobre João Almeida. O português queixou-se da falta de ajuda por parte dos colegas de equipa na fase decisiva da etapa 9 da Vuelta após o ciclista espanhol ter decidido abdicar de forçar na subida final por já não estar na luta pela geral.
"Tenho a certeza do motivo pelo qual o fizeram: para tentar prejudicar a minha imagem. Falam de valores e união e aproveitaram-se de algumas palavras infelizes do Almeida para me atacar. Falei com o João, ele pediu desculpa. Quero ajudar, mas quando há uma falta de respeito atrás da outra por parte da direção da equipa, torna-se difícil querer integrar-se. A relação com os meus colegas, incluindo o [João] Almeida, é boa. Gostaria de ter terminado bem com a equipa, mas às vezes parece que isso não é possível, quando se trata mais de uma ditadura e de uma coisa unilateral de poder sobre ti. Disse-lhes que não concordava com o que estava escrito no comunicado e eles responderam-me que o primeiro que tinham preparado era muito pior e que deveria estar contente com isso".
Recorde-se que desde o Tour de 2024, quando foi chamado à atenção por João Almeida por não colaborar na ajuda a Tadej Pogacar, que a situação do espanhol ficou tremida na equipa, ainda que sempre fosse defendido pelos diretores, nomeadamente pelo compatriota Joxean Maxin. E o mau estar com o ciclista português prolonga-se na Volta a Espanha deste ano, com Ayuso a fazer a 'sua' corrida, à margem dos objetivos coletivos da Emirates, que passam por vencer a prova.
Ciclista dinamarquês reencontrará João Almeida na prova francesa
Francês da Decathlon foi 3.º no Malhão e nas contas finais ficou a 14 segundos do vencedor Juan Ayuso
Reação do ciclista espanhol da Lidl-Trek após confirmar a vitória final na 52.ª Volta ao Algarve
Ciclista português finalizou no pódio
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Antigo jogador vai dirigir academia do Gonio
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Wesley Fofana, Hannibal Mejbri e Tolu Arokodare insultados
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS