Juan Ayuso quebrou esta terça-feira o silêncio sobre a saída da UAE Emirates anunciada ontem.
"Não concordo com o comunicado da equipa. Foi divulgado ontem às 19h e fui avisado meia hora antes, quando jornalistas com quem tenho uma boa relação já me tinham dito à hora do almoço que seria emitido um comunicado. Tínhamos acordado que seria divulgado publicamente quando terminasse a Vuelta, para não afetar o desempenho da equipa. O facto de ter sido divulgado ontem é algo que têm de lhes perguntar", começou por referir o ciclista espanhol à rádio Cope.
Juan Ayuso falou depois sobre João Almeida. O português queixou-se da falta de ajuda por parte dos colegas de equipa na fase decisiva da etapa 9 da Vuelta após o ciclista espanhol ter decidido abdicar de forçar na subida final por já não estar na luta pela geral.
"Tenho a certeza do motivo pelo qual o fizeram: para tentar prejudicar a minha imagem. Falam de valores e união e aproveitaram-se de algumas palavras infelizes do Almeida para me atacar. Falei com o João, ele pediu desculpa. Quero ajudar, mas quando há uma falta de respeito atrás da outra por parte da direção da equipa, torna-se difícil querer integrar-se. A relação com os meus colegas, incluindo o [João] Almeida, é boa. Gostaria de ter terminado bem com a equipa, mas às vezes parece que isso não é possível, quando se trata mais de uma ditadura e de uma coisa unilateral de poder sobre ti. Disse-lhes que não concordava com o que estava escrito no comunicado e eles responderam-me que o primeiro que tinham preparado era muito pior e que deveria estar contente com isso".
Recorde-se que desde o Tour de 2024, quando foi chamado à atenção por João Almeida por não colaborar na ajuda a Tadej Pogacar, que a situação do espanhol ficou tremida na equipa, ainda que sempre fosse defendido pelos diretores, nomeadamente pelo compatriota Joxean Maxin. E o mau estar com o ciclista português prolonga-se na Volta a Espanha deste ano, com Ayuso a fazer a 'sua' corrida, à margem dos objetivos coletivos da Emirates, que passam por vencer a prova.
Em causa o facto de Victor Campenaerts estar na fuga, que obrigou a resposta
Momento curioso na subida final da etapa 14
Ciclista da Technosylva Maglia Bembibre ganhou em Viana do Castelo
Equipa anunciou medida e justificou-a pela segurança de todos
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque