_
A Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou este domingo um comunicado na sequência da megaoperação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis em provas de ciclismo, tendo detido duas pessoas. De acordo com a CMTV, um dos dois detidos que são referidos no comunicado da Polícia Judiciária é o diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro. O outro detido, segundo a mesma fonte, terá sido José Ribeiro, dirigente da União de Ciclismo da Maia.
Leia o comunicado na íntegra:
"A Federação Portuguesa de Ciclismo tomou conhecimento pela comunicação social de uma operação desencadeada pela Polícia Judiciária junto da equipa continental W52-FC Porto. Não é o momento para comentar este caso concreto, na medida em que não existem informações detalhadas sobre o que estará em causa. Cabe-nos aguardar serenamente o desenrolar do processo, confiando na independência das entidades que lideram as averiguações.
Queremos, no entanto, reafirmar o total compromisso da Federação Portuguesa de Ciclismo com um desporto moderno, científico, aberto ao mundo e à tecnologia, que condena frontalmente toda e qualquer atividade tendente a adulterar a verdade desportiva.
Neste aspeto, acreditamos que a autorregulação é um passo fundamental para aproximar o ciclismo português das melhores práticas já existentes a nível internacional. O desenvolvimento ético do desporto depende, antes do mais, do compromisso entre todos os agentes desportivos.
Foi por isso que, por iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi assinado pela Federação, Podium, Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e as dez equipas continentais portuguesas o Convénio para a Proteção e Valorização do Ciclismo Profissional em Portugal. Trata-se de um documento que funciona como manual prático de autorregulação de todo o ecossistema do ciclismo profissional português, estabelecendo normas de exclusão para os prevaricadores, aceites por todos.
O ciclismo, modalidade popular e geradora de paixões, merece de todos nós, agentes da modalidade, um profundo respeito pelos adeptos, que apenas será pleno se estivermos todos comprometidos com a verdade desportiva".
Campeão olímpico vence a primeira das 3 corridas das Ardenas
Daniela Campois foi 18.ª com 30 pontos na prova feminina
Ciclista português de 34 anos subiu ao pódio em Barcelona
Jovem italiano festejou a primeira vitória da carreira
Triunfo tranquilo por 4-0 frente ao Al Wasl de Rui Vitória
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Desinvestimento do Al Ittihad pode levar à saída da Arábia Saudita
Treinador português conduziu o Mamelodia Sundowns a mais uma decisão
Treinador português do Al Wasl deixa elogios ao adversário na Champions 2 da Ásia mas quer avançar para as 'meias'