_
O ciclista português José Neves conquistou esta sexta-feira a primeira vitória da temporada para a W52-FC Porto, celebrando o triunfo na segunda etapa do Grande Prémio do Douro Internacional, que agora lidera, a pedir 'silêncio'.
Neves cortou isolado a meta em Armamar, no final de 122,6 quilómetros, com o dedo à frente dos lábios, escolhendo esse gesto para festejar a primeira vitória dos dragões desde a Volta a Portugal do ano passado e também desde que 10 ciclistas da equipa foram constituídos arguidos e o diretor desportivo, Nuno Ribeiro, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, foram detidos no decurso da operação 'Prova Limpa'. Este triunfo, refira-se, surge precisamente no dia em que dez elementos da equipa foram notificados de um suspensão por conta dessa mesma operação.
O antigo campeão nacional de fundo (2019), que atacou na subida final, uma primeira categoria com 6,3 quilómetros de extensão, cumpriu a tirada em 03:07.34 horas, à frente do espanhol Iñigo González (Aluminios Cortizo), segundo a 54 segundos, e de André Cardoso (ABTF-Feirense), terceiro a 55.
Em mais uma jornada de calor intenso, animada por uma fuga de 17 unidades, que chegou a ter quatro minutos de vantagem, Neves, de 26 anos, subiu à liderança da geral, com Cardoso a ser agora segundo, a 35 segundos.
Na terceira posição está o anterior líder, Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que hoje perdeu 01.13 minutos para Neves e está agora a 44 segundos da amarela.
No sábado, disputa-se a terceira etapa, um contrarrelógio de 29,1 quilómetros em Resende.
Por LusaPortuguês da Emirates com nova boa prestação em Espanha
Ciclista da Bahrain Victorious mantém boa forma na Arábia Saudita
Equipa espanhola vai estrear-se na competição
Duplo campeão olímpico arranca 2026 em grande
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final
Comissão das Competições deixou recomendação no 1.º Congresso do Futebol
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto