A equipa Jumbo-Visma decidiu esta quarta-feira não participar nas provas de ciclismo agendadas para este fim de semana em Itália, seguindo uma recomendação do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês relacionada com a epidemia de Covid-19.
"Sabemos que qualquer equipa que viaje para Itália ficará, muito provavelmente, impedida de competir noutros países. O nosso objetivo é salvaguardar a temporada no seu todo e não apenas um par de corridas", esclareceu a formação holandesa em comunicado.
A Jumbo-Visma revela que a decisão de não participar na Strade Bianche, agendada para sábado, e no Grande Prémio Industria, que vai decorrer no dia seguinte, teve por base "a recomendação do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos".
"Estou permanentemente a considerar e a agir no interesse da saúde e das condições de trabalho dos nossos ciclistas e 'staff', e isso inclui, por exemplo, evitar que sejam sujeitos a uma quarentena no estrangeiro", declarou o diretor geral da equipa, Richard Plugge.
A formação holandesa adianta ainda a possibilidade de estar ausente de todas as corridas italianas agendadas para março, nomeadamente o Tirreno-Adriático (11 a 17 de março) e a clássica Milão-San Remo (21 de março).
Hoje, o diretor da Strade Bianche, do Tirreno-Adriático e Milão-San Remo, Mauro Vegni, admitiu que as corridas podem ser canceladas ou adiadas para junho ou setembro, caso o Governo italiano aprove medidas adicionais para conter a propagação da epidemia Covid-19.
Na segunda-feira, a RCS Sport, entidade organizadora das provas italianas, informou as equipas que as corridas iriam mesmo acontecer.
Hoje, o ministro dos Desportos, Vincenzo Spadafora, admitiu que o Governo poderá ordenar que os jogos profissionais de futebol e outras atividades desportivas decorram à porta fechada.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou mais de 2.000 contágios e 79 mortes em Itália e cerca de 3.200 mortos em todo o mundo, tendo infetado mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.
Por LusaDevido a anomalias no Passaporte Biológico
Ideia lançada pelo presidente da federação de ciclismo do país
Equipa de José Azevedo contrata trepador de 25 anos
Portugal foi campeão olímpico da disciplina
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"