Sem surpresas, Remco Evenepoel sagrou-se esta quarta-feira campeão europeu de contrarrelógio, uma semana após ter celebrado o tricampeonato no Mundial do Ruanda.
O ciclista belga é mesmo o primeiro, no espaço de pouco mais de um ano, a festejar o ouro nos Jogos Olímpicos, Mundiais Europeus e campeonatos nacionais na mesma especialidade.
Numa prova onde João Almeida não alinhou, Evenepoel terminou à frente do italiano Filippo Ganna, a 43 segundos, com o dinamarquês Niklas Larsen a fechar o pódio, a 1.08 minutos.
João Correia, empresário de João Almeida, explicou a Record que o ciclista da Emirates, que regressa à competição após o segundo lugar na Vuelta, não se estava a sentir bem quando acordou. "Não sabemos o que é, mas achamos melhor não alinhar e apostar na corrida de domingo", frisou ainda.
Nelson Oliveira foi então o único luso a alinhar na prova de 24 km em Loriol-sur-Drôme, França, ele que vem de um período de recuperação devido a lesão. Foi 19.º, a 2.40 minutos. Para o ciclista da Movistar é o final da temporada.
"Depois de seis semanas de recuperação, voltei para vestir as cores do meus pais , não foi o resultado que imaginei, as sensações até não foram más de todo, os outros é que iam mais rápido. Agora, é tempo se descansar para depois começar a preparar um novo ano", escreveu Nelson Oliveira nas redes sociais, ele que deverá em breve renovar contrato com a equipa espanhola, naquela que será a sua 11.ª temporada na formação do World Tour.
Já o bicampeão da Volta a Portugal, o russo (compete como neutro) Artem Nych foi 20.º (a 2.43 m).
Confira aqui a classificação de elites masculinas.
Na prova feminina, também só participou uma portuguesa, a olímpica Daniela Campos, que terminou na 26.ª posição, a 3.58 minutos da suíça Marlen Reussen, que, tal como Evenepoel, transportou para a França o título que havia conquistado no Ruanda na especialidade.
Confira aqui as classificação de elites femininas.
Em sub-23 femininos, Beatriz Roxo foi a representante lusa, em 31.º, a 5.42 minutos da italiana Federica Venturelli.
Confira aqui as classificações das sub-23 femininas.
Finalmente no escalão júnior, Gonçalo Rodrigues foi o melhor português, ao terminar em 41.º, a 3.24 minutos, enquanto Gonçalo Costa acabou em 48.º, a 4.19.. Venceu o holandês Michiel Mouris.
Confira aqui as classificações dos juniores.
Por RecordCiclista uruguaio, que venceu a Volta em 2022, está em negociações para assinar com outra equipa
Belga junta título da especialidade ao Mundial e aos Jogos Olímpicos
Anomalias nos passaportes biológicos de Delio Fernández e Venceslau Fernandes
Selecionador nacional está confiante para o contrarrelógio desta quarta-feira
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026