O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Wanty) venceu esta quinta-feira a quarta etapa da Volta ao País Basco em bicicleta, num dia marcado por uma grave queda que afetou alguns dos principais favoritos, como Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Remco Evenepoel.
A queda ocorreu durante uma descida a cerca de 30 quilómetros da meta e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a corrida, para ser dada assistência aos ciclistas, com várias ambulâncias no local.
Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, foi um dos afetados e abandonou o local numa ambulância em direção ao hospital, com a equipa a revelar que o dinamarquês estava consciente.
Também o esloveno Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a geral, e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que seguia em segundo, estiveram envolvidos na queda e abandonaram a corrida, tal como Jay Vine (UAE Emirates), que também foi transportado de ambulância ao hospital.
A corrida acabou, depois, por ser retomada de forma atípica, apenas para que os seis ciclistas que estavam em fuga disputassem o triunfo, permanecendo neutralizada para o resto do pelotão, com os tempos a não serem contabilizados.
Neste grupo, Louis Meintjes chegou isolado à meta e conquistou o triunfo, com Reuben Thompson (Groupama-FDJ) a ser segundo e Karel Vacek (Burgos) em terceiro.
Na geral, o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl Trek) herdou a liderança da classificação geral, com quatro segundos de vantagem sobre o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates). O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu ao nono posto, a 18 segundos do líder.
Na sexta-feira, a quinta etapa vai ligar Vitoria-Gasteiz a Amorebieta-Etxano, ao longo de 175,9 quilómetros, num dia com três contagens de montanha, uma de primeira categoria e duas de terceira.
Esloveno bateu Isaac del Toro, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard
Paul Magnier somou a 19.ª vitória da temporada
Atleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Ciclista português vai ser operado quando regressar a Portugal
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês