Juan Ayuso vai deixar a UAE Emirates no final da presente temporada, anunciou esta segunda-feira a formação onde alinham os portugueses João Almeida, Rui Oliveira, Ivo Oliveira e António Morgado. Inicialmente com vínculo até 2028, o espanhol de 22 anos chega a acordo para antecipar o final da ligação numa decisão tomada pela UAE devido a "diferenças no plano de desenvolvimento e de acordo com a filosofia desportiva da equipa".
Ao que tudo indica, Ayuso seguirá para a Lidl-Trek na temporada de 2026.
"Gostaria de agradecer à equipa pelo apoio e pelas oportunidades que me deram ao longo destes anos. Tive a oportunidade de crescer e competir ao lado dos melhores, e sei que o que aprendi fará sempre parte do meu percurso profissional. Agora sinto que é altura de seguir um caminho diferente, com o mesmo entusiasmo, e desejo sucesso à UAE Team Emirates – XRG no futuro", frisou Juan Ayuso citado no comunicado da equipa.
Recorde-se que desde o Tour de 2024, quando foi chamado à atenção por João Almeida por não colaborar na ajuda a Tadej Pogacar, que a situação do espanhol ficou tremida na equipa, ainda que sempre fosse defendido pelos diretores, nomeadamente pelo compatriota Joxean Maxin. E o mau estar com o ciclista português prolonga-se na Volta a Espanha deste ano, com Ayuso a fazer a 'sua' corrida, à margem dos objetivos coletivos da Emirates, que passam por vencer a prova.
A incógnita agora é saber se Juan Ayuso vai manter o comportamento de individualista nas duas semanas que faltam ou se efetivamente começará a ajudar João Almeida.
Refira-se ainda que João Almeida tem contrato com a Emirates até 2026, mas já confirmou que renovou o vínculo por mais dois anos, até 2028, sendo que Tadej Pogacar está fidelizado à equipa até 2030.
Por RecordVice-campeão da Vuelta'2025 enaltece classe do poveiro, que deixou o ciclismo
Ciclisita prestou também homenagem ao antigo campeão mundial de estrada, que anunciou a sua retirada
O ciclista anunciou esta sexta-feira a sua retirada da competição
Revisitamos a carreira do poveiro à qual o próprio colocou, esta 6.ª feira, um ponto final
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar