O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) não deu ontem quaisquer hipóteses ao campeão mundial, o holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix), conquistando o triunfo em Dendermonde, cidade do seu país, na 12ª etapa da Taça do Mundo, após duelo inédito esta temporada. O belga Toon Aerts (Baloise Trek Lions) fechou o pódio da corrida de ciclocrosse.
De regresso à competição após lesão num joelho, Van der Poel tentou andar na frente, posicionando-se ao lado de Toon Aerts, mas o campeão belga, indiferente às duras condições da pista cheia de lama, ultrapassou a dupla, quebrando a resistência dos rivais após 40 minutos de discussão. Tratou-se da quarta vitória da época, duas consecutivas na Taça do Mundo.
Com um ataque fulminante à quinta volta do circuito, Wout van Aert ganhou 49 segundos, decisivos, ficando apenas triste por a corrida não ter público, devido às restrições da pandemia.
O líder da Taça do Mundo Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal) terminou em nono, uma posição atrás do rival Tom Pidcock (Ineos Grenadiers). Iserbyt lidera a Taça do Mundo com 85 pontos, faltando três etapas para o final. A próxima corrida será em Hulst (Holanda), a 2 de janeiro.
Vencedor queria ter a multidão a puxar
Wout van Aert não deixou de comemorar, mas ficou infeliz pelo silêncio que marcou o seu triunfo: "Foi triste, sem público, no Natal, que é o mais bonito para o ciclocrosse. Espero continuar assim, mas é grande deceção correr sem adeptos, especialmente num percurso como este, perfeito para grandes multidões. Não seria perigoso para ninguém. Estou feliz por fazer o meu trabalho, vou continuar motivado." Já Van der Poel ficou satisfeito na estreia da época: "Foi muito bom, de acordo com as minhas expectativas. Fraquejei no final, mas vou melhorar."
Por Alexandre ReisAtleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Ciclista português vai ser operado quando regressar a Portugal
Mudanças à vista no panorama do ciclismo internacional
Campeão olímpico de madison e 'vice' de omnium é a figura da comitiva com três ciclistas
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça