_
A primeira chegada em montanha na Volta ao Algarve provocou, como se esperava, alterações na classificação geral, fazendo também uma primeira seleção quanto a favoritos.
Com cinco ciclistas a destacarem-se nos dois quilómetros finais, dos quase nove que teve a subida à Fóia, o luso-francês Paul Seixas (Decathlon) venceu a etapa, com o espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek) em segundo, sendo que João Almeida (Emirates), fechou o pódio.
Trata-se da primeira vitória profissional de Paul Seixas, de 19 anos, numa corrida onde, curiosamente, Tadej Pogacar (Emirates) se estreou a vencer na carreira em 2019. O ciclista da Decathlon é tido como uma das grandes promessas atuais do pelotão mundial, depois de em 2025 já ter mostrado o seu valor, por exemplo, ao ser terceiro no Europeu de estrada, apenas atrás de Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Conseguiu outros top 10, no Dauphiné e Volta à Lombardia, além de ter vencido a Volta à França do Futuro.
Juan Ayuso passa a ser o novo camisola amarela, com o mesmo tempo de Paul Seixas, e com João Almeida a sete segundos de ambos.
São estas as diferenças entre os três principais candidatos à entrada para mais uma etapa decisiva, o contrarrelógio desta sexta-feira, em Vilamoura, na distância de quase 20 km.
A etapa desta quinta-feira teve na subida final à Fóia o seu epílogo, com a Lidl-Trek de Juan Ayuso a impor o ritmo logo desde o início, isto já depois de o espanhol ter conseguido mais um segundo de bonificação num ponto quente.
E quando Juan Ayuso acelerou um pouco levou consigo Paul Seixas e João Almeida. O português ainda chegou em determinado momento a perder o contacto com o duo, mas recolou pouco depois. Mais tarde, juntou-se ao trio Matthew Riccitello (Dectahlon) e Oscar Onley (INEOS).
Já no último km, em estrada estreita e com mau piso, João Almeida tomou a iniciativa, mas viriam a ser Seixas e Ayuso a entrarem na frente com a meta à vista, com o luso-francês a levar a melhor no risco.
A etapa ficou ainda marcada pela queda de Tiago Antunes, à entrada para os últimos 10 km. O ciclista da Efapel continuou a etapa, mas com várias escoriações na cara, sendo depois 123º na Fóia, já a mais de 16 minutos do vencedor.
Confira aqui as classificações.
Espanhol da Lidl-Trek foi segundo na chegada ao Alto da Fóia, superado por Paul Seixas (Decathlon)
Cicliosta lusodescendente da Decathlon ganhou a 2.ª etapa da Volta ao Algarve no Alto da Fóia
Chegada em montanha faz diferenças
Depois das críticas ao estado da modalidade em Portugal, diretor desportivo da Efapel, presente na Volta ao Algarve, acredita que o cenário vai evoluir favoravelmente
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Uma extensa lista de futebolistas
Avançado venezuelano, de 30 anos, deixa Pachuca e assina pelo Wuhan Three Towns
Jogador português do Al Tadhmon conta histórias insólitas em entrevista a Record