_
Para lá de João Almeida, também o diretor desportivo da UAE Emirates para este Giro'2023 falou ao Cycling News. Para antever o que aí vem, com três dias brutais - como João Almeida descreve -, mas também para recordar a vitória da véspera do ciclista português.
"Ontem havia uma parte de 5 quilómetros com cerca de 9% de inclinação, que começava a 9.5 quilómetros da meta. Se havia um sítio para fazer a diferença, era ali. Se tivéssemos deixado para os últimos 4 quilómetros, que foi o ponto em que o Thomas foi atrás dele [de João Almeida], aí teria sido mais rolável. O Thomas apanhou-o com um andamento alto, mas o João fez a diferença quando esteve mais inclinado. Sendo mais leve, foi capaz de fazer isso", explicou Fabio Baldato.
A UAE foi fortíssima no trabalho de equipa na terça-feira e Baldato explica que o trabalho de Davide Formolo e Jay Vine era algo que estava pensado, mas que a decisão seria sempre do português. "No final de contas, era o João quem mandava. Se se estivesse a sentir bem, atacaríamos. Caso contrário, teríamos tratado de defendê-lo. Acima de tudo, foram as suas pernas e a sua cabeça quem decidiu atacar. É fácil fazer planos, mas no final quem manda são os ciclistas. É fácil de dizê-lo agora, mas acreditamos no João desde o começo. Talvez tenha sido importante ganhar uma etapa, para libertá-lo um pouco, mas o João é um rapaz calmo, que passa essa mesma calma aos colegas", explicou.
Quanto à luta pela vitória, Baldato não lança prognósticos. "Ainda é um luta muito renhida entre o top-3. Tudo pode mudar", explicou o italiano, que desvaloriza o facto da INEOS ter perdido Pavel Sivakov. "Sim, mas o Thomas ainda tem dois fortíssimos trepadores, o Arensman e o De Plus. No final, aquilo que conta nas subidas são as pernas".
Ganhar a prova espanhola no ano passado foi um fator decisivo para esta opção de Vingegaard
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Edição do próximo ano do Giro vai correr-se de 9 a 31 de maio
Última etapa foi ganha pelo holandês Olav Kooij
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda