1/3
Biniam Girmay, o primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa em grandes Voltas, foi forçado esta quarta-feira a desistir do Giro devido a uma hemorragia no olho esquerdo, resultante do incidente com a rolha do espumante na terça-feira.
"Após o incidente no pódio, exames médicos revelaram uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo de Biniam Girmay. A lesão está a evoluir de forma positiva e será acompanhada pela equipa médica da equipa nos próximos dias", indicou o médico da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, citado em comunicado da formação belga.
Piet Daneels prossegue explicando que, "de modo a minimizar o risco de expansão da hemorragia e da pressão intraocular, é fortemente recomendável evitar atividade física".
"A nossa prioridade é completar a recuperação da lesão e é por isso que decidimos, em conjunto com o corredor e os diretores desportivos, que Biniam não estará à partida da 11.ª etapa" da Volta a Itália, completou o médico.
Na terça-feira, enquanto celebrava a vitória na 10.ª etapa do Giro no pódio em Jesi, conseguida diante do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Girmay acertou com uma rolha de espumante num olho.
O ciclista de Asmara, de 22 anos, recebeu as flores costumeiras e, ao pegar na garrafa de espumante para festejar, a rolha da mesma soltou-se e acertou-lhe no olho esquerdo.
O primeiro eritreu a vencer uma etapa numa grande Volta ainda prosseguiu com o protocolo do pódio, mas depois foi assistido pela equipa médica da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux e da própria organização e foi transportado para o hospital para exames adicionais, confirmou na terça-feira a RCS Sport ao portal Cycling News.
Devido a este 'infeliz' incidente, o jovem corredor, que já tinha feito história ao ser o primeiro subsariano a triunfar numa das grandes 'clássicas', ao impor-se na Gent-Wevelgem, despede-se do Giro depois de ter escrito nova -- e rara -- página no livro da diversidade no desporto.
Nas pisadas do britânico Chris Froome, um homem nascido no Quénia que acabou a vencer as três grandes Voltas, o eritreu tornou-se na terça-feira o primeiro negro africano a vencer uma etapa numa dessas corridas.
"Hoje, infelizmente, não vou começar a corrida, porque preciso de algum descanso para 'fortalecer' o meu olho", disse Girmay, num vídeo partilhado pela sua equipa, em que diz estar "bem" e agradece todo o apoio que recebeu.
A 11.ª etapa do Giro liga hoje Santarcangelo di Romagna a Reggio Emília, no total de 203 quilómetros.
Por LusaÚltima etapa foi ganha pelo holandês Olav Kooij
Ciclista português de 23 anos desistiu da prova a 60 quilómetros do fim
Ciclista português esteve em destaque na etapa desta quarta-feira
Ciclista português esteve na fuga do dia e passou em primeiro na mítica subida
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano