O camisola rosa Remco Evenepoel está fora da Volta a Itália, depois de ter testado positivo à covid-19, confirmou a Soudal Quick-Step, equipa do ciclista belga que venceu este domingo a nona etapa do Giro.
"Remco Evenepoel está fora da Volta a Itália devido à covid-19. O belga foi forçado a abandonar a sua primeira grande Volta da época após um teste de rotina realizado antes do primeiro dia de descanso ter dado positivo à covid-19", lê-se no comunicado publicado no sítio oficial da formação belga.
O atual campeão mundial de fundo, de 23 anos, liderava a Volta a Itália com 45 segundos de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS), que agora será 'promovido' a primeiro da geral. Com a desistência de Evenepoel, o português João Almeida (UAE Emirates) sobe a quarto, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS).
"Estou destroçado por ter de anunciar que vou abandonar o Giro devido à covid-19 [...]. A minha experiência aqui foi verdadeiramente especial e estava ansioso por competir nas próximas duas semanas", escreveu o belga nas suas redes sociais.
O campeão da Vuelta'2022 despede-se do Giro com a 'maglia rosa' vestida e duas etapas conquistadas, o contrarrelógio de hoje, no qual bateu Thomas apenas por um segundo, e o da primeira etapa.
Notícia atualizada às 23h20.
Por LusaHaverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Edição do próximo ano do Giro vai correr-se de 9 a 31 de maio
Última etapa foi ganha pelo holandês Olav Kooij
Ciclista português de 23 anos desistiu da prova a 60 quilómetros do fim
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana