1/3
A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) tornou-se esta quinta-feira na primeira a vestir a camisola amarela na estreia da Volta a Portugal feminina, impondo-se ao sprint na chegada a Setúbal.
Na primeira etapa na história da competição, de 81,5 quilómetros entre Cacilhas, em Almada, e Setúbal, Danielle foi a mais forte de um grupo que foi sendo reduzido até oito ciclistas, impondo-se à colega de equipa Lucy Lee e à portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense).
"É uma sensação espetacular estar aqui com uma equipa britânica na primeira edição deste evento. Há atletas muito fortes e foi incrível vencer. Estou expectante sobre o que poderei fazer na etapa de amanhã (sexta-feira), mais montanhosa do que hoje. Gosto das subidas. Encaixa mesmo nas minhas características", declarou a primeira líder da prova.
Entre as oito melhores da jornada, que terminaram com o mesmo tempo, em prova sem bonificações por classificação, colocaram-se mais três atletas lusas, nomeadamente Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e as juniores Beatriz Pereira (Bairrada) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).
"Cheguei a esta etapa depois do Mundial de XCO. Senti-me bastante bem. Apesar de não ter muitas subidas, esta tirada fez-se muito dura. Estou feliz com as minhas sensações. Os meus objetivos para esta Volta ainda não são bem claros, vamos ver o que poderei conseguir fazer, porque não sei ainda muito bem como as pernas irão reagir", disse Raquel Queirós.
A seleção definitiva das mais fortes aconteceu já perto dos últimos dez quilómetros, altura em que uma série de ataques conseguiu desmantelar o que restava do pelotão.
Na sexta-feira, vai ser cumprida a segunda etapa, que vai ligar Mafra a Loures, num total de 72 quilómetros, com vários desafios de montanha.
Por LusaCiclista russo quer repetir a dose no próximo ano
Russo assume sentimento especial
Venceu contrarrelógio final e viu o colega Artem Nych ganhar
Rafael Reis vence última etapa na chegada a Lisboa
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional