_
À medida que a idade vai avançando, o corpo de uma pessoa vai perdendo capacidades e ficando cada vez mais fraco. Imune a isto que, no fundo, é a lei da vida, parece estar Venceslau Fernandes, uma das figuras mais acarinhadas da caravana da Volta a Portugal. Dizem que é da fibra que não quebra, a fibra de campeão. A prova disso são os 100 quilómetros que faz por dia a andar de bicicleta… aos 74 anos! "E quando não tenho tempo para andar de bicicleta, tenho de fazer a minha corridinha. Não posso parar, meu amigo", conta, sempre simpático o vencedor da Volta a Portugal do já longínquo ano de 1984.
À primeira vista pode parecer que o ‘Velho Lau’ (nome pelo qual é carinhosamente conhecido) está, tal como o nome indica, velho, mas isso é só por fora. "Já ando assim um bocadinho torto, mas ando. A juventude está na minha cabeça e essa ninguém me tira. O corpo vai atrás. Vou andando cada vez mais devagar, mas ando", diz a Record, acrescentando uma frase muito forte: "No ciclismo, quando se chega ao fim, há coisas que não dá para acreditar como elas aconteceram."
Agora, mesmo fora do pelotão, a paixão continua a ser a mesma: "Eu gosto muito de andar de bicicleta e ainda faço Granfondos! É um prazer muito grande para mim estar aqui ver estas coisas, viver neste ambiente e presenciar todas as alterações que têm vindo a acontecer. Este aparato todo, esta Volta é o que me motiva a estar por aqui. Este amor não acaba!"
Pai babado
Não é só pelo amor ao ciclismo que Venceslau Fernandes continua a estar presente na berma da estrada a gritar e a bater palmas ao pelotão, é por um amor ainda maior! A participar pela segunda vez na Volta a Portugal está… Venceslau Fernandes, também conhecido por Venceslau filho e vencedor da Volta a Portugal do futuro do ano passado, que corre pela equipa da UD Oliveirense/InOutbuild. "É um orgulho ver o meu filho a correr aqui, tal como acompanhei toda a carreira da Vanessa!..."
"Eu tenho dois amores…"
E quem é que vai ganhar esta edição da Volta a Portugal? Venceslau Fernandes vê vários ciclistas com capacidade para levar a camisola amarela, mas responde a esta pergunta mais com o coração do que com a cabeça. "Primeiro, Venceslau Fernandes, meu filho. Segundo, Pipo [Filipe] Cardoso, meu sobrinho. Para o terceiro lugar, tenho um amor muito grande por dois corredores que são meus vizinhos, o Jóni Brandão e o António Carvalho. Que ganhe o que estiver mais bem preparado, porque isto não é preciso só ter força", realça.
Por Pedro Filipe PintoContrato com a Podium Events foi cessado este ano
Em comunicado, diz ter tomado conhecimento do término antecipado através de patrocinadores
Ciclista russo quer repetir a dose no próximo ano
Russo assume sentimento especial
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£