O ciclista belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) congratulou-se este domingo com o "feito histórico" do seu triunfo na 77.ª edição da Volta a Espanha, assumindo que agora já podes saborear o êxito.
"Agora assimilei, é oficial. Este é um evento histórico para mim, para o meu país e para a minha equipa", resumiu o ciclista de 22 anos.
Evenepoel sucedeu no historial da Vuelta ao esloveno Primoz Roglic, tornando-se no primeiro belga a vencê-la desde Freddy Maertens, em 1977, e o primeiro a conquistar uma das grandes Voltas em 44 anos, após o triunfo de Johan De Muynck, no Giro.
O líder da Quick-Step Alpha Vinyl assumiu-se "feliz por ter sobrevivido hoje e às três semanas da corrida". "Acho que podemos estar muito orgulhosos do que fizemos", reforçou, antes de ouvir o seu hino na Praça de Cibeles.
O triunfo de Evenepoel, deixando os espanhóis Enric Mas (Movistar), a 02.05 minutos, e Juan Ayuso (UAE Emirates), a 04.57 -- o segundo mais novo a subir ao pódio numa das três principais provas por etapas --, foi também o primeiro da estrutura da Quick-Step Alpha Vinyl. "Ontem [no sábado], as emoções foram muito fortes. Hoje tinha de terminar a corrida são e salvo e todos nós fizemos isso perfeitamente. Desfrutámos o possível e agora podemos fazê-lo sem restrições", concluiu Evenepoel.
O português João Almeida (UAE Emirates), de 24 anos, terminou a prova no quinto lugar, a 07.24 do camisola vermelha, na sua estreia, depois de ter desistido na edição de 2022 do Giro, prova na qual foi quarto em 2020 e sexto em 2021.
Por LusaVolta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo