1/2
Portugal acrescentou esta quinta-feira duas medalhas de bronze ao seu total nos Jogos Mundiais Universitários, na Alemanha, através de judoca Taís Pina e da dupla de ténis formada por Pedro Araújo e Maria Garcia.
No estádio de Bochum, onde decorre o atletismo, Mariana Bento terminou o heptatlo na quinta posição, reforçando o estatuto de terceira portuguesa de sempre, Mariana Machado apurou-se para a final dos 5.000 metros, para defender o título, e Nuno Pereira desiludiu na final dos 1.500 metros, sendo sexto numa corrida em que era favorito ao pódio.
Taís Pina, 17.ª do ranking mundial dos -70 kg, venceu na disputa de uma das medalhas de bronze a brasileira Luana Carvalho (25.ª do ranking), por acumulação de castigos.
A portuguesa ficou isenta da primeira ronda e depois venceu, por ippon, a cazaque Kristina Sotnikova e a coreana Yerang Lee, vencendo a 'poule' e avançando para as meias-finais.
No acesso à final, Taís Pina foi derrotada pela alemã Samira Bock, sendo relegada para o combate pelo bronze.
Em -81kg, António Tetino foi eliminado na primeira ronda pelo cazaque Azat Kumisbay.
O 'metal' conquistado no judo foi o quinto dos portugueses, já que, mais cedo, o par Pedro Araújo/Maria Garcia perdeu na meia-final por 2-0 (7-6 e 6-3) frente aos quenianos Kael Shah e Angella Okutoyi.
O percurso dos lusos termina assim, pois não haverá jogo pelo terceiro lugar, atribuindo-se medalha de bronze aos derrotados das 'meias'.
No atletismo, Mariana Bento superou-se e terminou o heptatlo na quinta posição, com um agregado de 5.956 pontos, novo recorde pessoal que reforça como a terceira lusa de sempre, atrás da recordista nacional, Naide Gomes, e de Lecabela Quaresma.
A atleta venceu a prova do lançamento do peso e concluiu na segunda posição os 100 metros barreiras.
Nuno Pereira entrou para a pista com a melhor marca entre os inscritos e parecia determinado a chegar ao pódio nos 1.500 metros.
Parecia ter a corrida, bastante lenta, controlada para a prata, mas na reta da meta 'quebrou' totalmente e foi caindo na classificação até sexto, com 3.47,12 minutos de tempo final, a quase 15 segundos do seu recorde pessoal.
Mariana Machado, que já tinha alinhado nos 10.000 metros, voltou à pista de Bochum, agora para a qualificação dos 5.000 metros, prova em que é a campeã.
Com o tempo de 16.31,07 minutos conseguiu a qualificação para a final ao ser segunda na sua série, mostrando bem que a recuperação da corrida dos 10.000 metros foi corretamente feita.
Portugal já conquistou na Alemanha cinco medalhas - além das somadas hoje, o ouro de Agate Sousa no salto em comprimento e ouro e prata da nadadora Francisca Martins, nos 400 e 800 metros livres.
Por LusaFADU apontava a sete pódios na Alemanha
Competição terminou este domingo
Já Edgar Campré não finalizou o decatlo
Ginasta italiano esteve em coma induzido após queda nos Jogos Universitários
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português