Federação Internacional de Hóquei no Gelo quer reintegrar brevemente Rússia e Bielorrússia

IIHF quer Rússia e Bielorrússia de volta
• Foto: Lusa

A Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) quer reintegrar "o mais rapidamente possível" as seleções da Rússia e da Bielorrússia, suspensas desde 2022 devido à guerra na Ucrânia, anunciou esta 5.ª feira o seu presidente, Luc Tardif.

"Espero que citem exatamente o que digo: queremos o regresso dos bielorrussos e dos russos o mais rapidamente possível. Porque, antes de mais, isso significaria que o mundo estaria um pouco melhor", declarou o dirigente canadiano, em Milão, onde decorrem os Jogos Olímpicos de Inverno.

PUB

Em Milão-Cortina, as duas seleções estão afastadas, já que a IIHF seguiu as "recomendações" do Comité Olímpico Internacional (COI) para as modalidades coletivas: "neste momento, não estão autorizadas a participar".

Luc Tardif revelou que o organismo que preside está a "tentar organizar um regresso", recordando que as duas nações "fazem parte da família da IIHF".

"Tal como vocês, acompanhamos as notícias todos os dias, na esperança de que algo melhore --- por vezes, não melhora. Um regresso demasiado cedo não seria benéfico para as nossas competições, e a questão da segurança continua sempre presente", desenvolveu o líder do hóquei no gelo mundial, em linha com as conclusões adotadas em janeiro pelo Conselho da IIHF para a época 2026-2027.

PUB

O dirigente disse que a federação internacional está a trabalhar "numa primeira fase" com os escalões de sub-18 da Rússia e da Bielorrússia, "a ver como corre esta primeira etapa".

A eventual reintegração, pelas federações internacionais, das seleções de sub-18 enquadra-se nas recomendações do Comité Olímpico Internacional, formuladas no âmbito da Cimeira Olímpica realizada em dezembro de 2025.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Desportos de Inverno Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB