A dupla portuguesa de trampolim sincronizado composta por Pedro Ferreira e Diogo Abreu apurou-se esta sexta-feira para a final nos Campeonatos do Mundo de trampolins, que decorrem em Pamplona, com a quarta melhor marca das semifinais.
O par luso, vice-campão do mundo em 2022, somou hoje à tarde 52.610 pontos, em melhoria face aos 51.600 que lhe tinham dado o acesso às semifinais, a que chegaram no nono lugar.
Na mesma prova, Gabriel Albuquerque e Lucas Santos terminaram as qualificações no 26.° lugar (43.500 pontos).
Do lado feminino, Sofia Correia e Catarina Nunes também evoluíram das eliminatórias para as semifinais, em ambos os casos no 13.ºlugar, primeiro com 47.070 pontos e depois com 45.060, o que as deixa como segundas reservas para a final.
No tumbling masculino, Vasco Peso ficou no oitavo lugar (54.100 pontos) na qualificação, apurando-se.
Seguiram-se, na equipa lusa, Francisco Rodrigues em 26.º (46.600), João Saraiva em 27.º (46.400) e Diogo Gomes em 40.° (42.300 pontos). Rodrigues e Saraiva estão na reserva para a fase seguinte.
Coletivamente, Portugal ficou no sexto lugar de tumbling.
Portugal também participou na final por equipas de duplo minitrampolim masculino tendo terminado na quarta posição. Francisco José, André Dias e Diogo Cabral formaram a equipa.
No 'all-around', com ginastas de todas as especialidades, Portugal também avança, com o quarto melhor registo das equipas em prova.
Por LusaPedro Ferreira e Diogo Abreu em destaque
Luís Arrais reagiu em comunicado
Português ficou em oitavo na qualificação
Violação de "princípios da democraticidade e da transparência" na base da decisão do tribunal
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Alejo Ciganotto cometeu uma loucura para acompanhar o seu Racing frente ao Flamengo, na primeira mão das 'meias' da Libertadores
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Prémio é referente ao ano de 2025