1/2
O Club de Golf de Miramar, em Sub-14, e o Clube de Golfe de Vilamoura, em Sub-18, venceram o Campeonato Nacional de Clubes Jovens, que a Federação Portuguesa de Golfe organizou no Santo Estêvão Golfe, em Benavente.
O torneio decorreu durante três dias. Em cada uma das voltas, foram contabilizados os três melhores resultados de cada equipa (constituída por quatro jogadores/dia). O resultado final equivaleu à soma dos resultados de cada dia.
O Campeonato Nacional de Clubes de Sub-14 e de Sub-18 (uma prova mista) concluiu-se hoje (quinta-feira) de forma bastante dramática, confirmando a competitividade na luta entre os dois primeiros classificados em cada um dos escalões.
Nos Sub-14, a formação ‘A’ de Miramar (sediado em Vila Nova de Gaia) ultrapassou Vilamoura (concelho de Loulé), que tinha ocupado o topo da tabela classificativa após as duas primeiras voltas. Vilamoura defendia o título conquistado no ano passado, procurava mesmo fazer o tricampeonato e falhou por pouco esse objetivo.
Com efeito, Miramar recuperou de uma desvantagem de 1 pancada no início da jornada para um triunfo com uma margem de 9, somando 702 pancadas, 45 acima do Par, face ao resultado agregado dos algarvios de 711 (+54).
Os novos Campeões Nacionais de Clubes de Sub-14, ao serviço de Miramar, são Maria Francisca Santos, Camila Pazos, Santiago Dias (que hoje fez um resultado de 1 pancada abaixo do Par), Gaspard Maes e Afonso Silva Pinto.
Vilamoura jogou com Grace Gordon, Rodrigo Sousa Correia, João Setúbal e Salvador Ivo de Carvalho.
O Belas Clube de Campo concluiu a prova no 3.º lugar. Os lugares seguintes foram ocupados pelas equipas do Club de Golf do Estoril, Miramar ‘B’, Vilamoura ‘B’, CityGolf, Oporto Golf Club, Estela Golf Club, Clube de Golf do Santo da Serra e Lisbon Sports Club.
No escalão de Sub-18, o Oporto (sediado em Espinho) e Vilamoura iniciaram a volta decisiva com o mesmo resultado agregado de 448 (+10).
Hoje registaram o mesmo resultado de 220 (+1), pelo que foi necessário recorrer ao primeiro critério de desempate, ou seja, a menor soma dos resultados excluídos.
Ontem, este critério era favorável aos nortenhos, por apenas 1 pancada, mas no final da volta de hoje era claramente favorável aos algarvios, com as 231 pancadas do Oporto face às 237 de Vilamoura.
Vilamoura sagrou-se assim Campeão Nacional de Clubes de Sub-18, recuperando o título que tinha conquistado em 2023 e perdido no ano passado. Em 2024 terminara no 2.º lugar, batido pela PGA Aroeira, que este ano não competiu.
A equipa de Vilamoura foi constituída por João Crasi Alves, João Maria Ivo de Carvalho, Francisco Reis e Martim Pinto Johansen.
Os atletas do Oporto foram Guilherme Grabner Moreira, Luís António Silva, Henrique Montenegro e Pedro Ferreira.
Português com dia completamente falhado
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
Golfista português concluiu as quatro voltas com um total de 288 pancadas
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo