A elite do HotelPlanner Tour, a 2.ª divisão do golfe europeu, veio em peso para a 63.ª edição do Open de Portugal at Royal Óbidos, o torneio da Federação Portuguesa de Golfe, que arranca esta quarta-feira com o Pro-Am e amanhã já com o torneio a sério.
Em jogo estarão 300 mil euros em prémios monetários, mais 30 mil do que no ano passado e será a quinta e última edição no campo desenhado pelo saudoso Seve Ballesteros no Royal Óbidos Spa & Golf Resort.
Nove dos dez primeiros classificados da ‘Road to Maiorca’, o ranking do antigo Challenge Tour, estão entre os 144 participantes, com destaque para o n.º1, o escocês David Law, que até já venceu (em 2019) um torneio do DP World Tour (a 1.ª divisão europeia).
Este ano, David Law conquistou dois títulos, na Chéquia e na Finlândia, e o regulamento do HotelPlanner Tour dita que um terceiro título numa mesma época implica uma promoção direta para o DP World Tour. Na mesma situação encontra-se o italiano Renato Paratore, com sucessos no Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos.
Em 2025, 21 jogadores venceram 24 títulos no HotelPlanner Tour antes do Open de Portugal e 20 desses campeões de 2025 estão em Óbidos. Só o sul-africano Daniel Van Tonder não veio à cimeira portuguesa.
A participação nacional está a cargo de oito jogadores: Pedro Figueiredo, Tomás Melo Gouveia (ambos com entrada direta), os profissionais Tomás Bessa (campeão nacional), Pedro Lencart, Daniel Rodrigues, Hugo Camelo e Vasco Alves, e ainda o campeão nacional amador, João Pereira.
Por Hugo RibeiroProva arranca esta quarta-feira em Óbidos
Português com dia completamente falhado
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo