Tomás Melo Gouveia efetuou a sua melhor volta de sempre no Open de Portugal e está no grupo dos sextos classificados, a apenas duas pancadas do líder, o escocês Ryan Lumsden (-6), bem na luta pelo título.
O português de 30 anos cumpriu a primeira volta ao Royal Óbidos Spa & Golf Resort em 67 pancadas, 4 abaixo do Par.
O profissional da Quinta do Lago está empatado com outros seis jogadores, entre os quais o francês Benjamin Hébert, um antigo campeão da Grande final do Challenge Tour, e o dinamarquês Martin Simonson, que carimbou 9 birdies, mas também enterrou-se com um triplo-bogey.
"É, de longe, o meu melhor resultado neste torneio e neste campo. Foi muito positivo, apesar do início atribulado e estou muito contente", disse o irmão mais novo de Ricardo Melo Gouveia.
O início atribulado a que se referiu foram os bogeys nos buracos 2 e 7. Nessa altura, ia com 2 acima do Par, mas logo reagiu com birdies no 8, 9 e 10, bem como um eagle no 11, para passar para -3. O birdie no 15 fê-lo chegar aos -4.
"Hoje o putt esteve muito bom, como nunca neste campo. O putt foi o herói que manteve-me em jogo nos primeiros sete buracos e depois alavancou os muitos birdies e o eagle que fiz", disse o 72.º do ranking do Challenge Tour.
A sua melhor volta no Open de Portugal tinha sido no Morgado Golf Resort, no Algarve, de 70 (-3) em 2017, quando estreou-se na prova, ainda como amador. Em Royal Óbidos o seu melhor cartão fora de 72 (Par), em três ocasiões.
A primeira volta não chegou ao fim e será concluída esta sexta-feira, mas, para já, 77 jogadores estão dentro do cut provisório, incluindo Hugo Camelo (-1) e Ricardo Santos (Par), ou seja, com três dos 15 portugueses presentes. A segunda volta do torneio de 270 mil euros em prémios arranca às 7h50.
Por Hugo Ribeiro
Açorianao viveu momento de sonho em casa
Português teve este sábado o seu pior dia na prova
Prova do circuito challenge foi ganha pelo italiano Renato Paratore
Luso terminou o dia com 70 panacas no campo do Club de Campo Villa de Madrid.
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional