Ao disputar esta semana o “Hainan Classic”, Ricardo Melo Gouveia irá fazer a sua 200ª participação em torneios do DP World Tour, 15 anos após a sua estreia no Circuito Europeu.
Atualmente com 33 anos, Ricardo Melo Gouveia tornou-se profissional de golfe em 2014, mas quatro anos antes tinha feito a sua estreia no então European Tour, participando em dois eventos realizados em solo nacional: o “Madeira Islands Open BPI”, realizado no Porto Santo Golfe, de 8 a 11 de Abril; e o “Estoril Open de Portugal”, jogado na Penha Longa. Em ambos os casos, não conseguiu passar o “cut”. “Melinho” tinha então 19 anos e estatuto de amador.
Dois anos depois, ainda como amador, conseguiu passar pela primeira vez o “corte” – foi no Portugal Masters, disputado no percurso do Victoria Golf Course, em Vilamoura. Terminou no grupo dos 60.ºs classificados.
De então para cá seguiram-se quase duas centenas de eventos no circuito europeu (agora denominado DP World Tour), em que conseguiu um total de 9 classificações no “Top 10”, incluindo dois terceiros lugares: em 2016, no “NedBank Golf Challenge hosted by Gary Player”, em Sun City (África do Sul), onde foi 3.º, empatado com mais 4 jogadores; e no ano passado, no “Genesis Championship”, em Incheon (Coreia do Sul), onde terminou isolado no terceiro posto.
Ricardo Melo Gouveia conseguiu igualmente participar nas derradeiras épocas em competições do PGA Tour, com destaque para o 8.º lugar alcançado no Barbasol Championship, em Nicholasville (Kentucky), em 2022.
No HotelPlanner Tour (ex-Challenge Tour), circuito de promoção ao DP World Tour, teve 104 participações e conquistou nada menos de sete títulos – o primeiro no “EMC Golf Challenge Open 2014”, em Roma (Itália), em Outubro de 2014; e o mais recente em Outubro de 2023, no “Hainan Open”, na China.
Entre vários feitos de relevo numa carreira que já tem 16 anos (uma dúzia deles como Profissional), merecem destaque a vitória na Ordem de Mérito do Challenge Tour de 2015; o 77.º lugar no Ranking Mundial, atingido em 2016; e, no mesmo ano, a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, naquele que foi o regresso da Modalidade ao Programa Olímpico após 112 anos de ausência, terminando na 59.ª posição.
Nesta época de 2024/2025, o atleta luso já competiu em 12 eventos do DP World Tour – e passou o “cut” em oito. Os melhores resultados foram obtidos em Janeiro, no “Hero Dubai Desert Classic”; e em Março, no “Porsche Singapore Classic” – em ambos os casos foi 14.º empatado.
Esta semana, ao atingir a dupla centena de torneios disputados, Ricardo Melo Gouveia tem o incentivo do “número redondo” acontecer na ilha de Hainan, na China, no “Blackstone Course” do mundialmente famoso Mission Hills Resort – e foi nesta ilha que, há 18 meses, obteve o seu mais recente título internacional. Os chineses acreditam em bons augúrios…
Por Castro Martins/FPGGolfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países