A realidade da seleção inglesa: treinos sem tabelas e atletas a pagar para ir ao Europeu

• Foto: WSE

"Ao nível do estilo nós ganhámos", conta o bem disposto Vítor Pereira, selecionador da Inglaterra. Vestidos de Nike, são a única seleção presente no Europeu com uma marca desportiva bem conhecida nos equipamentos. O motivo? O capitão inglês Josh Taylor trabalha para a marca norte-americana e arranjou as camisolas.

Os ingleses, criadores do hóquei em patins, contam com 12 europeus e dois mundiais, mas a última grande conquista foi em 1939. Depois da II Guerra Mundial, a hegemonia europeia passou para Portugal e Espanha.

PUB

O hóquei inglês caiu no amadorismo, como explica Vítor Pereira. O técnico natural de S. João da Madeira recusa o termo "selecionador", uma vez que muitos dos melhores jogadores não estão na Catalunha porque não quiseram acartar com as despesas. Prefere o termo "treinador".

A realidade da seleção inglesa: treinos sem tabelas e atletas a pagar para ir ao Europeu

"A competição em Inglaterra está muito distante deste tipo de competição em que estamos presentes. Os jogadores treinam duas vezes por semana, durante uma ou duas horas e misturam escalões. É normal veres jogadores de 15 anos a jogar com seniores", começa por explicar Vítor Pereira, técnico que na próxima época assume o Carvalhos, emblema nortenho que regressa ao primeiro escalão. 

PUB

"Tentámos juntar os melhores jogadores, mas é muito difícil porque os custos são suportados pelos jogadores. Cada atleta pagou 1.500 euros para estar aqui. A federação investe sobretudo na formação para aumentar o número de praticantes."

A realidade da seleção inglesa: treinos sem tabelas e atletas a pagar para ir ao Europeu

A Inglaterra é a única seleção que ainda não somou qualquer ponto neste Europeu. O objetivo passa por evitar o último lugar em Sant Sadurní d'Anoia, mas o contexto é muito desfavorável.

PUB

"Treinamos em rinques sem tabelas. Os limites são as paredes, por isso bates contra os muros e não contra tabelas. Há alguns rinques que têm portas de emergência junto à pista. Se fores contra as portas sais disparado. Treinámos numa pista reduzida e apenas quatro vezes antes do Europeu."

Por Rafael Godinho
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Hóquei em Patins Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB