O surto de coronavírus tem gerado preocupação e afetado o desporto mundial de forma permanente, o que tem levado ao cancelamento e adiamento de vários jogos e eventos, estando inclusive a colocar-se em causa a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e do Campeonato da Europa de futebol.
De modo a perceber o ambiente que os desportistas portugueses sentem por viver e jogar no estrangeiro nesta altura, Diogo Neves, jogador português de hóquei em patins do Trissino, partilhou com Record o estado que se vive fruto da propagação do surto na região de Veneto, onde vive.
"Têm-se vivido momentos de apreensão e receio. Até 1 de março, escolas, universidades, eventos desportivos e todos os campeonatos estão parados. Existem algumas zonas em alerta vermelho e quarentena, onde as pessoas não podem sair e entrar das cidades, nomeadamente na zona da Lombardia", relata o jogador de 25 anos, que vive em Itália desde 2016.
Este ambiente leva Diogo a manifestar alguma preocupação pela quantidade de casos que vão surgindo no país. Tal situação afeta os treinos e jogos do emblema que representa. "Em Veneto, contamos com uma série de infeções confirmadas, o que me deixa algo receoso. Temos treinado à porta fechada sem saber quando iremos retomar os jogos, provavelmente à porta fechada enquanto a situação não estiver mais estável", referiu a Record.
Apesar da preocupação, cada vez mais presente nesta fase, Diogo Neves aconselha para a importância de "manter a calma e respeitar as medidas de prevenção emitidas pelo ministério da saúde, de maneira a limitar a propagação do surto".
Para além de Diogo Neves, o Trissino conta com Reinaldo Ventura e é treinado por Sérgio Silva.
Por Diogo JesusBenfica venceu bicampeão na Luz
Treinador dos dragões reconhece o momento menos bom da equipa
Águias chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, dragões ainda reagiram na segunda parte
Águias vencem por 4-2
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"