A antiga basquetebolista Ticha Penicheiro recebeu esta 5.ª feira o Prémio Prestígio do Comité Olímpico de Portugal (COP), durante a Celebração Olímpica, na qual foi atribuído pela primeira vez o Prémio José Manuel Constantino.
Tal como no ano passado, Pedro Pichardo, campeão mundial do triplo salto, e a judoca Patrícia Sampaio, campeã europeia em -78 kg, receberam o Prémio de Excelência Desportiva, sendo acompanhados por Isaac Nader, campeão do mundo dos 1.500 metros, e pelos canoístas Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha, que se sagraram campeões da Europa e do mundo em K4 500 metros.
Destinado a homenagear agentes desportivos pela excelência e notabilidade das suas carreiras, o Prémio Prestígio foi este ano entregue a Ticha Penicheiro, que passou a integrar em maio o Hall of Fame da Federação Internacional de Basquetebol, um reconhecimento pelo seu contributo à modalidade, que abandonou enquanto praticante em 2012 depois de ter jogado na WNBA, a Liga feminina norte-americana.
Na Celebração Olímpica, que decorreu em Lisboa, o COP distinguiu também o selecionador de andebol, Paulo Jorge Pereira, que este ano guiou Portugal ao quarto lugar no Mundial, e Rui Fernandes, treinador do K4 500, com o Prémio Mérito Desportivo.
Primeira portuguesa a conquistar um título mundial para Portugal nos desportos de inverno - sagrou-se campeã júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start -, Jéssica Rodrigues recebeu o Prémio Juventude, assim como Francisco Costa, eleito o melhor jovem do Mundial de andebol.
O Prémio Ética Desportiva foi entregue, a título póstumo, ao professor catedrático Manuel Sérgio, que morreu em fevereiro e que foi, a par de José Manuel Constantino, um dos grandes pensadores do desporto em Portugal.
O antigo presidente do COP, falecido em 11 de agosto de 2024, viu o seu legado à frente do organismo olímpico perpetuado com a criação de um prémio com o seu nome, destinado a distinguir um clube desportivo que se evidencie pela qualidade e continuidade do trabalho desenvolvido no desporto de base.
Atribuído pela primeira vez hoje, o Prémio José Manuel Constantino reconheceu o trabalho do BECA-Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto, que tem como missão proporcionar a prática desportiva de forma gratuita e acessível a todos os jovens do concelho, em articulação com o agrupamento de escolas.
A encerrar a Celebração Olímpica, que distinguiu ainda a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra com o Prémio Educação Olímpica e o Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano com o Prémio Investigação Científica, Carlos Lopes recebeu a Ordem Olímpica Nacional.
A Ordem Olímpica Nacional, este ano atribuída ao primeiro campeão olímpico português - conquistou o ouro na maratona em Los Angeles'1984 -, destina-se a distinguir personalidades, de elevado nível e público reconhecimento, por serviços de extrema relevância prestados ao movimento olímpico.
A cerimónia de Celebração Olímpica decorreu esta quinta-feira
Presidente da República anuncia os planos para o futuro
Marcelo esteve presente esta quinta-feira na cerimónia no Comité Olímpico de Portugal
Anúncio foi feito esta quinta-feira por Khumbudzo Ntshavheni, ministra da Presidência daquele país
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
Subdiretor de Record diz que antigo treinador do Benfica pode pronunciar-se em breve