O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta sexta-feira a decisão de "congelar a organização do torneio de boxe" nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, enquanto decorre uma investigação à Federação Internacional de Boxe (AIBA).
"Os contactos oficiais entre a AIBA e o Comité Organizador de Tóquio2020, venda de ingressos, aprovação e implementação do sistema de qualificação, planeamento e programa de competição" estão suspensos, refere o COI em comunicado.
A investigação, de acordo com o COI, "pode levar à retirada do reconhecimento da AIBA" pelo órgão olímpico, que observa "várias razões para grande preocupação" em relação às finanças, bem como à governança e à ética da organização.
Apesar das medidas agora anunciadas, o Comité Olímpico Internacional promete "fazer todo o possível para proteger os atletas e garantir que um torneio de boxe ocorra" nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
O boxe, uma das disciplinas históricas dos Jogos Olímpicos, já havia provocado preocupações ao COI em 2016 no Rio de Janeiro, onde 36 árbitros foram suspensos, e a situação piorou com a eleição do uzbeque Gafur Rakhimov para presidente da AIBA.
Por LusaManifestantes atiraram pedras e foguetes e tentaram romper o cordão de segurança
Helvético juntou este título ao de campeão do mundo
Em causas as alegações de que estariam a ser usadas para manipular tamanho dos fatos
José Cabeça e os irmãos Vanina e Emeric Guerillot estiveram presentes na Cerimónia de Abertura em Milão
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Antigo lateral-esquerdo recordou a conquista do Mundial da Coreia do Sul e Japão na Trophy Tour, no Estádio do Dragão
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno