José Cabeça marca estreia de Portugal esta terça-feira nos Jogos Olímpicos de Inverno

José Cabeça compete em esqui de fundo nos Jogos Olímpicos de Inverno.
• Foto: COP

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina já decorrem há alguns dias, mas Portugal só esta terça-feira fará a sua estreia.

Cabe a José Cabeça abrir a participação nacional no evento, participando no esqui de fundo em duas provas: hoje na de sprint, e na sexta-feira na dos 10 km estilo livre no, sendo esta o seu principal foco. Na ‘cabeça’ está a meta de melhorar o 88º lugar alcançado na sua estreia olímpica, em Pequim’2022.

PUB

“O meu objetivo principal é em termos de tempo. Nos últimos Jogos, perdi cerca de 11 minutos e pouco para o primeiro classificado, e eu diria que o meu objetivo para estes é perder menos de quatro, o que demonstra uma evolução incrível”, disse à Lusa o esquiador de 29 anos antes da partida para Itália.

Na prova de sprint (1585 m), a qualificação conta com 95 inscritos, apurando os 30 mais rápidos para os quartos de final, a decorrer em cinco mangas, cada uma com seis atletas. Para as meias-finais transitam os dois mais rápidos de cada e ainda os dois melhores tempos. Nas ‘meias’ repete-se o formato de seis esquiadores por manga, passam à final os dois mais rápidos de cada uma e os dois melhores tempos seguintes.

Além de José Cabeça, Portugal tem mais dois esquiadores nestes Jogos Olímpicos de Inverno:  irmãos Vanina Guerillot e Emeric Guerillot no esqui alpino, a entrarem em ação mais tarde.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB