O surfista português Frederico Morais apontou esta terça-feira "vencer o desafio da pandemia" de Covid-19 como "principal foco", depois do adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 para 2021.
"Estava ansioso para estes Jogos e claro que me entristece que não se possam realizar neste momento", começou por dizer o cascalense, já qualificado para a estreia do surf no programa olímpico.
O Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador dos Jogos decidiram hoje remarcar os Jogos "para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021", por forma a "para salvaguardar a saúde dos atletas, de toda a gente envolvida nos Jogos Olímpicos e de comunidade internacional".
"Neste momento, o principal foco e objetivo passa por vencer o desafio da pandemia e isso implica estar em segurança, adotando um comportamento de acordo com as recomendações das autoridades de saúde", frisou à agência Lusa Frederico Morais.
O adiamento dos Jogos e a suspensão das competições oficiais de surf até ao fim de maio, vai permitir o cumprimento escrupuloso das indicações das autoridades sanitárias.
"A verdade é que o facto de os Jogos terem sido adiados tranquiliza os atletas e permite-nos uma preparação de acordo com as exigências que o alto rendimento implica, quando todas as condições estiverem reunidas. Assim, e sem a pressão de cumprir os treinos para garantir a minha performance, vou cumprir o meu isolamento social sem ter de me deslocar à praia para treinar no mar", concluiu.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos