A televisão estatal chinesa transmitiu hoje, para todo o país, a chegada da chama olímpica a Pequim com minutos de atraso, depois dos protestos que marcaram a cerimónia do acender da tocha na Grécia.
A CCTV (China Central Television) transmitiu a chegada do avião fretado da Air China que trazia a chama olímpica da Grécia para Pequim com um ícone no canto superior direito do ecrã indicando aos telespectadores que a emissão estava a ser em directo.
Mas a verdade é que a CCTV transmitiu a chegada a Pequim com cerca de um minuto de atraso.
Recorde-se que na passada segunda-feira passada a CCTV cortou, sem aviso, as imagens da cerimónia do acender da chama no momento em que manifestantes passaram pela segurança interrompendo o discurso do presidente da Comissão Organizadora dos Jogos.
A CCTV "atrasou" a transmissão do momento em que Li Qi saiu do avião em Pequim a carregar a tocha e atravessou a passadeira vermelha estendida na pista de aterragem.
A segurança e a presença policial no aeroporto de Pequim foram extremamente apertadas. O mesmo se verificou na Praça de Tiananmen, o coração político e simbólico de Pequim, para onde a tocha olímpica foi transportada num carro fechado, numa caravana de seis veículos policiais para uma cerimónias de boas-vindas.
A Praça de Tiananmen, enfeitada de bandeiras chinesas e fechada ao público desde a noite de domingo, também esteve rodeada de fortes medidas de segurança que obrigaram todas as pessoas, artistas, voluntários e jornalistas a passar por detectores de metais e a abandonar objectos como isqueiros à entrada.
O percurso da tocha começa amanhã quando a chama partir em direcção a Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, a primeira paragem de uma viagem que vai levar a tocha a 19 países durante o mês de Abril.
Decisão do Comité Olímpico é "uma violação dos Direitos Humanos", diz associação
A ministra dos Desportos francesa, Marina Ferrari, lamentou a decisão
COI excluiu atletas transgénero das competições femininas
Comité Olímpico Internacional recupera testes genéticos a partir de Los Angeles'2028
Adeptos locais assobiaram também o hino egípcio
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Gauleses ultrapassam Espanha e Argentina
Noutro duelo de preparação, a Argentina goleou a Zâmbia com Otamendi a marcar
Valorizar jogador local é objetivo do novo Manager da academia do emblema da 3ª divisão
Jogador representou a seleção da Bulgária por 102 vezes e era titular na equipa que chegou às meias-finais do Mundial de 1994