Os vice-campeões olímpicos, Fernando Pimenta e Emanuel Silva, foram esta segunda-feira recebidos em euforia por centenas de pessoas no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde manifestaram o desejo de que o apoio se alastre aos governantes e portugueses em geral.
"Esperemos que mude algo a nível de apoio e condições. Vamos ver o que vai acontecer. Temos talento, a canoagem também. Temos um grupo de dirigentes federativos, clubes e atletas com vontade de ganhar. Lutamos todos por um lugar o mais alto possível. Temos de acreditar e não deixar fugir as oportunidades", disse Emanuel Silva, um dos elementos do K2 1.000 metros que conquistou a medalha de prata.
"Portugal também tem desporto para além do futebol. Deviam apoiar mais as modalidades amadoras. Com maior visibilidade nos media, vamos conseguir mais apoios. É importante tê-la, pois sem apoios é complicado para quem não é profissional", acrescentou Fernando Pimenta, dirigindo-se ao governo e aos compatriotas. O dia em que completa 23 anos "vai ficar para sempre registado na memória" de Pimenta, que espera competir em "mais duas ou três olimpíadas", nas quais promete " lutar sempre pelo melhor, trazer o máximo de medalhas para Portugal,". Para isso, "para poder hastear a bandeira ao lugar mais alto", o atleta conta ter "maior apoio do governo para a canoagem" e que os portugueses "se unam em todos os desportos, não apenas no futebol".
Antes de serem engolidos novamente pela multidão - e de distribuírem abraços, beijos e autógrafos - Emanuel Silva resumiu: "Esta medalha também é dos portugueses. É uma sensação de dever cumprido. Melhor só o ouro mas a prata é bem-vinda. Fomos para os Jogos para ganhar uma medalha. Muita gente não sabia disso. Agora é desfrutar do momento".
Isso vai permitir à chinesa Hong Liu ser campeã, Ana Cabecinha subir a sexta, Inês Henriques a nona e Vera Santos a 15.ª.
Ivan Ukhov, apanhado no escândalo de corrupção do atletismo russo, perde medalha de ouro
Atleta turco tinha sido 6.º classificado na categoria de -69kg
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Técnico deixa o Columbus Crew para assinar por duas épocas e meia com os escoceses
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen