Diz ser o melhor amigo no peso mas na altura do lançamento só o quer ver à distância, numa relação amor-ódio que o catapultou da sua baixa estatura para a glória internacional. Miguel Monteiro tem apenas 21 anos mas o seu percurso de vida – e os já muitos sucessos desportivos no currículo – fazem-no saber bem aquilo que quer. Tudo começou aos 14 anos quando lhe disseram que existia atletismo para pessoas com baixa estatura. Experimentou e deixou-se encantar.
Ainda com 15 anos participou no seu primeiro Campeonato da Europa e a estreia superou todas as expectativas com uma notável medalha de bronze. Tudo era ainda muito recente mas, de repente, Miguel Monteiro estava nos Jogos Paralímpicos Rio’2016 onde conquistou o diploma paralímpico e um meritório quinto lugar. Bateu nessa prova por três vezes a sua melhor marca pessoal. Os primeiros anos no alto rendimento revelaram excelentes indicadores e foi com a naturalidade que o seu talento impõe que o ciclo de Tóquio’2020 trouxe novas conquistas. Logo em 2017, Miguel Monteiro conquistou a prata no Mundial de Londres e, no ano seguinte, o mesmo lugar de pódio no Europeu. A progressiva evolução prometia e 2021 foi mesmo o ano mais marcante da sua carreira. O jovem de Mangualde sagrou-se campeão da Europa e apresentou-se nos Jogos de Tóquio’2020 com o título de recordista do mundo com 11,01m. A prova na capital nipónica teve um nível altíssimo, o recorde do mundo foi batido por três vezes e no final das contas trouxe para Portugal o bronze. Uma honra para o país e uma esperança por voos maiores, quem sabe, já em Paris’2024.
Declaração
"A minha história está cheia de apelos à ação desde logo no início. A ação que a minha mãe teve em pôr-me na natação para desenvolvimento da estrutura corporal e, mais tarde, a do meu treinador em me ter cativado para o atletismo, neste caso uma SuperAção, visto que foi graças a ela que hoje estou aqui. Aconselho todas as pessoas com algum tipo de deficiência que tenham a ação, o crer e a vontade de fazer algo por eles próprios e que pratiquem desporto".
Atletismo
O atletismo é, sem dúvida, uma das modalidades mais inclusivas do desporto paralímpico. É uma atividade que inclui atletas com deficiências motora, visual e intelectual distribuídas por dezenas de classes desportivas. A modalidade é disputada nas disciplinas de campo, pista e também estrada, para o caso da maratona. O atletismo é muito acompanhado pelo público e é das atividades que atrai mais jovens desportistas.
Por Diogo JesusCompetição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano