Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
O nadador português Vicente Pereira bateu esta sexta-feira o recorde mundial dos 100 metros mariposa em piscina curta, numa jornada em que somou mais duas medalhas de ouro nos Europeus de Síndrome de Down.
Depois de nas primeiras duas jornadas dos campeonatos, a decorrer na cidade algarvia de Albufeira, ter estabelecido novos recordes mundiais nos 100 metros livres e 200 metros estilos, o jovem de 20 anos fixou mais um ao nadar as eliminatórias dos 100 mariposa em 1.09,48 minutos.
Na final, cumpriu a prova em 1.10,03 minutos, uma prestação que lhe valeu o título europeu.
Vicente Pereira juntou-se ainda a André Almeida, José Vieira e Filipe Santos para alcançar o ouro nos 4x50 estilos, com o tempo de 2.28,70 minutos.
Após uma jornada de descanso, Portugal voltou a estar em destaque, conquistando outras cinco medalhas, duas delas na final direta dos 400 estilos, em que Matilde Gaspar ficou com a prata (7.32,59 minutos) e Filipa Reis com o bronze (7.52,31).
Nos 100 metros mariposa, Diana Torres sagrou-se vice-campeã europeia, com o tempo de 1.45,29 minutos, momentos depois de ter sido bronze nos 200 costas (3.34,83).
No segundo lugar do pódio ficou também a estafeta mista de 4x50 metros livres, formada por Diogo Matos, Matilde Gaspar, Filipa Reis e Filipe Santos, que completou a sua prova em 2.32,81 minutos.
A oitava edição do Campeonato da Europa de Síndrome de Down termina no sábado em Albufeira.
Anterior máximo já lhe pertencia e tinha sido obtido há um ano nos Nacionais de Tomar
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'