Funcionário da câmara de Paris alerta sobre provas no Sena: «Níveis de químicos e de fezes humanas são elevados»

• Foto: Reuters

A questão da qualidade da água do rio Sena, em Paris, continua a gerar discussão a poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos (sexta-feira) e nem o mergulho que a ministra do desporto francesa, Amelie Oudea-Castera, ali deu convence os mais céticos.

O Sena, que costuma estar poluído com químicos, muito lixo e até excrementos humanos, vai ser palco de várias provas durante a competição, incluindo a cerimónia de abertura. Mas o mais preocupante são mesmo as provas em que os atletas terão de entrar naquelas águas, como o triatlo.

PUB

O governo francês tem investido fortemente os últimos anos na limpeza do rio, mas testes recentes revelaram elevados níveis da bactéria E. Coli, causadora de inúmeros problemas de saúde.

Um funcionário do departamento ambiental da câmara de Paris falou ao 'The US Sun' sob anonimato e contou como realmente as coisas estão. "É de loucos o Comité Olímpico Internacional e a organização francesa dos Jogos terem tido esta ideia de realizar a cerimónia de abertura e algumas competições no Sena. A água está muito suja, está cheia de lixo, sem condições para qualquer atividade."

E prosseguiu: "Os níveis de químicos, de fezes humanas e outras substâncias é muito elevado, por isso a bactéria E. Coli está em todo o lado." 

PUB

O mergulho da ministra também não convenceu. "Vejam a cara dela, esteve um minuto no rio, não estava confortável porque sabe que a água está suja, ela esteve em contacto com muita sujidade e com muitas bactérias más."

Um elemento do comité organizador também mostrou a sua preocupação. "Fazer a cerimónia de abertura e algumas competições no Sena foi de longe a ideia mais estúpida e irresponsável do governo, do COI e da câmara de Paris." 

Por Isabel Dantas
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paris'2024 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB