Medalha de bronze no solo em Paris'2024 suspensa por violação das normas antidopagem

Ginasta Ana Barbosu, bronze em Paris'2024, suspensa por violação das normas antidopagem
• Foto: AP

A ginasta romena Ana Barbosu, bronze no solo nos Jogos Olímpicos Paris'2024, foi suspensa preventivamente na sequência de três falhas de localização no espaço de um ano, anunciou esta quinta-feira a Agência Internacional de Testes (ITA).

"A ITA confirma que a ginasta Ana Maria Barbosu foi acusada de uma violação das normas antidopagem [...] da Federação Internacional de Ginástica, por ter cometido três falhas de localização no período de 12 meses", lê-se em comunicado da agência internacional, que não especifica as datas das mesmas.

PUB

Assim, "uma suspensão preventiva" foi imposta à medalhada em Paris'2024, que solicitou que o seu caso seja encaminhado para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), onde terá "a oportunidade de apresentar explicações e provas relativas a cada uma das suas três falhas de localização", indica a ITA.

Ana Barbosu esteve envolvida numa situação insólita nos Jogos Olímpicos Paris'2024, onde conquistou o bronze no solo, 'perdeu-o' e recuperou-o numa sucessão de decisões na secretaria.

A ginasta romena de 19 anos foi inicialmente terceira no concurso na capital francesa, mas a classificação foi corrigida após um protesto da delegação dos Estados Unidos, que levou a que a nota de Jordan Chiles fosse revista em alta, permitindo-lhe chegar ao bronze.

PUB

A Roménia recorreu ao TAS, que considerou que o protesto apresentado pelos norte-americanos chegou quatro segundos depois do prazo regulamentar, reatribuindo o bronze a Barbosu, uma decisão que o Comité Olímpico Internacional (COI) acatou.

No entanto, no final de janeiro, a justiça federal suíça anunciou que reenviava o caso para o TAS em "circunstâncias altamente excecionais", solicitando que o tribunal arbitral com sede em Lausana examine uma gravação audiovisual que pode provar que o recurso original dos Estados Unidos foi apresentado no limite permitido, de um minuto.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paris'2024 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB