O Comité Olímpico Internacional (COI) divulgou hoje a lista atualizada dos atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos Paris2024, na qual constam 16 atletas russos e 17 atletas bielorrussos, que aceitaram o convite para competir sob bandeira neutra.
De acordo com a contagem, que abrange 10 modalidades, o número de russos e bielorrussos é muito menor do que era esperado e ainda pode evoluir no que diz respeito às desistências, segundo revelou um porta-voz do COI à agência noticiosa AFP.
O COI contabiliza, até ao momento, 19 recusas do lado russo, incluindo atletas que mudaram de ideias, e sete do lado bielorrusso, para o evento que vai decorrer entre 26 de julho e 11 de agosto, em Paris.
A organização, depois de inicialmente ter banido atletas dos dois países do desporto mundial após a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, permitiu o seu regresso gradual, sob uma bandeira neutra e condições estritas e excluindo imediatamente as provas por equipas.
Em março, o COI estimava um "cenário mais provável de 36 russos e 22 bielorrussos" em Paris2024, sendo que "no máximo" esses números poderiam ser ampliados a 55 russos e 28 bielorrussos.
Em Tóquio2020, a Rússia competiu com 330 atletas e a Bielorrússia qualificou 104.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus