Skater chinesa vai estrear-se nos Jogos Olímpicos... aos 11 anos: a história da mais jovem atleta de Paris'2024

• Foto: Reuters/Arquivo

Os Jogos Olímpicos já nos habituaram a grandes revelações e recordes (quase) impossíveis de bater, e não é novidade nenhuma que nas provas de skate, especialmente feminino, a idade é apenas um número. Em Tóquio’2020, o pódio na modalidade de street skate feminino entrou para a lista dos recordes dos Jogos Olímpicos depois de ter garantido o pódio mais jovem, na história da competição, com uma média de idades de 14 anos e 191 dias e, 

em Paris'2024, o skate volta a estar relacionado com a juventude: a atleta mais jovem da competição é Haohao Zheng, skater chinesa de apenas 11 anos (faz 12 a 11 de agosto) que se irá estrear a 6 de agosto na prova de park feminino. 

PUB

Haohao, que nasceu em Guangdong, no sul da China, começou a praticar a modalidade aos 7 anos e desde então foi aprimorando aos poucos o seu talento para se equilibrar na tábua. Na primeira competição internacional em que participou, em 2020, terminou em 13.º lugar entre 66 participantes e no apuramento para Paris’2024 ficou no 20.º lugar. Mas para se conseguir classificar teve de garantir a passagem na competição seguinte, em Budapeste, através da pontuação geral. 

Contudo, Haohao não se vai tornar na mais jovem, da história, a participar nos Jogos Olímpicos. Esse feito ainda pertence a Dimitrios Loundras, ginasta grego, que competiu, aos 10 anos, nas provas de barras paralelas por equipas, em Atenas’1936. E no que toca às mulheres, a mais jovem a pisar um palco de uma competição, como esta, foi Luigina Giavotti, também ginasta, que, com 11 anos e 301 dias, venceu a medalha de prata, em Amsterdão’1928.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paris'2024 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB