Agate de Sousa, naturalizada portuguesa já em 2024, fará a estreia em Jogos Olímpicos em Paris'2024 e sente-se realizada por cumprir um sonho, tendo o intuito de chegar à final.
"O primeiro objetivo, de caras, é passar a final, para estar entre as 12 e, a seguir, entre as oito [melhores]", assegurou ainda a atleta de salto em comprimento, aos jornalistas.
A saltadora, de 24 anos, não sente responsabilidade com o facto de Naide Gomes, há algumas semanas, ter revelado que acredita que Agate de Sousa possa bater o recorde nacional que lhe pertence desde 2008, tendo as duas uma história de vida semelhante.
"Obviamente, é uma marca um pouco difícil, mas temos estado a trabalhar para ver se conseguimos chegar lá. Se acontecer nos Jogos, ainda melhor", expressou a atleta, que tem 7,03 metros como melhor marca pessoal, face aos 7,12 obtidos por Naide Gomes.
Agate de Sousa, medalha de bronze nos Europeus de Roma, esteve "mais de quatro anos" a trabalhar para estar presente em Paris, revelando-se preparada para a competição, apesar de um "toquezinho" sentido há dois dias, revelou.
"Sinto-me realizada, para já. É um sonho, pois foram mais de quatro anos de trabalho. Poder estar neste momento a caminho dos Jogos Olímpicos é uma realização para mim e para o meu treinador, como também para todos os que me apoiam", apontou ainda.
Por Record com LusaAtleta, de apenas 16 anos, tornou-se no norte-americano mais jovem de sempre a disputar uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Holandesa, que tinha alcançado bronze nos 5.000m e 10.000, consegue o ouro na distância rainha
Portuguesa assume que "esperava muito mais"