David Fernandes, único do quarteto português de K4 que não participou em mais nenhuma prova nos Jogos Olímpicos Rio2016, prometeu esta sexta-feira que vai ajudar os companheiros a lutar por uma medalha.
"Estou com os três melhores atletas do Mundo. Fizeram grandes provas em K1 e K2 e vou tentar estar ao nível deles, para tentarmos lutar pela medalha", afirmou David Fernandes, depois de ajudar o K4 a chegar à final de sábado.
Estreante em Jogos Olímpicos, o madeirense, de 33 anos, promete que todos darão o máximo e lembra que não há impossíveis, nem favoritos.
"Queremos dar o nosso melhor. Acabámos de ver os vicecampeões da Europa, os russos, a ficar de fora. Por isso, vai ser muito complicado na final. São oito barcos que vão lutar pelas medalhas e nós vamos ser mais uma embarcação a lutar por elas", garantiu.
Por não competir em K1, como Fernando Pimenta, ou K2, como Emanuel Silva e João Ribeiro, o canoísta do Clube Naval do Funchal foi o último a competir no Rio2016 e reconhece que já sentia vontade de entrar em ação.
"Ansiedade? Sim, via-os a competir, via-os a tirar bons resultados e também estava com vontade de entrar para a água, mas sabia que ia chegar o meu momento. Trabalhámos bem no K4 e sabia que mais tarde ou mais cedo ia entrar em campo e íamos fazer uma boa prova", explicou.
O K4 luso está preparado: "Nos últimos estágios tivemos bons indicadores, fizemos bons temos. Aqui também fizemos duas provas, uma mais controlada do que a outra. Mas, acabámos por ter boas sensações e a final vai correr bem".
A final de K4 1.000 dos Jogos Olímpicos Rio2016, que fecha o programa de canoagem, realiza-se no sábado, a partir das 10:12 locais (14:12 em Lisboa).
Por LusaNão ganhou nenhum ouro, mas superou o feito dos nadadores Cesar Cielo e Gustavo Borges.
Só faltou a medalha
Comenta final de K1 100 metros
"Só temos de estar de consciência tranquila, mais não podíamos fazer", diz
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze