Canoísta português prometeu ajudar os seus colegas por uma medalha.
David Fernandes, único do quarteto português de K4 que não participou em mais nenhuma prova nos Jogos Olímpicos Rio2016, prometeu esta sexta-feira que vai ajudar os companheiros a lutar por uma medalha.
"Estou com os três melhores atletas do Mundo. Fizeram grandes provas em K1 e K2 e vou tentar estar ao nível deles, para tentarmos lutar pela medalha", afirmou David Fernandes, depois de ajudar o K4 a chegar à final de sábado.
Estreante em Jogos Olímpicos, o madeirense, de 33 anos, promete que todos darão o máximo e lembra que não há impossíveis, nem favoritos.
"Queremos dar o nosso melhor. Acabámos de ver os vicecampeões da Europa, os russos, a ficar de fora. Por isso, vai ser muito complicado na final. São oito barcos que vão lutar pelas medalhas e nós vamos ser mais uma embarcação a lutar por elas", garantiu.
Por não competir em K1, como Fernando Pimenta, ou K2, como Emanuel Silva e João Ribeiro, o canoísta do Clube Naval do Funchal foi o último a competir no Rio2016 e reconhece que já sentia vontade de entrar em ação.
"Ansiedade? Sim, via-os a competir, via-os a tirar bons resultados e também estava com vontade de entrar para a água, mas sabia que ia chegar o meu momento. Trabalhámos bem no K4 e sabia que mais tarde ou mais cedo ia entrar em campo e íamos fazer uma boa prova", explicou.
O K4 luso está preparado: "Nos últimos estágios tivemos bons indicadores, fizemos bons temos. Aqui também fizemos duas provas, uma mais controlada do que a outra. Mas, acabámos por ter boas sensações e a final vai correr bem".
A final de K4 1.000 dos Jogos Olímpicos Rio2016, que fecha o programa de canoagem, realiza-se no sábado, a partir das 10:12 locais (14:12 em Lisboa).
Não ganhou nenhum ouro, mas superou o feito dos nadadores Cesar Cielo e Gustavo Borges.
Só faltou a medalha
Comenta final de K1 100 metros
"Só temos de estar de consciência tranquila, mais não podíamos fazer", diz
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua